Piauí possui nove arranjos populacionais, aponta IBGE

Com base nos dados do Censo Demográfico 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem os dados relativos ao estudo de Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas no Piauí e no Brasil. 

Os Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas identificam os agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, devido aos movimentos pendulares para o trabalho ou estudo. 

O Piauí apresenta nove Arranjos Populacionais, sendo 1 Grande Concentração Urbana e 1 Média Concentração Urbana. Os arranjos populacionais são: "Alto Parnaíba/MA - Santa Filomena/PI", "Amarante/PI - São Francisco do Maranhão/MA", "Angical do Piauí/PI", "Araripina/PE", "Floriano/PI", "Parnaíba/PI", "Picos/PI", "Teresina/PI" e "Uruçuí/PI". Por convenção, o arranjo é denominado de acordo com a unidade político-administrativa de maior população, caso esta não supere o dobro da população dos demais municípios.

Segundo estudo, a quantidade de pessoas que se deslocam entre municípios do entorno de Teresina e Parnaíba para estudar ou trabalhar chega a mais de 27 mil.

O arranjo populacional "Teresina/PI" foi considerado uma Grande Concentração Urbana e é composto por municípios do Piauí e Maranhão. Os municípios que o compõem são: Teresina, Lagoa do Piauí e Demerval Lobão, no Piauí, e Timon, no Maranhão, com uma população total de 986 831, sendo 92,7% em situação urbana. 

O Produto Interno Bruto (PIB) do arranjo, em 2010, era de R$11,435 bilhões, sendo o setor de serviços aquele com maior participação, de 66,5%. O deslocamento para trabalho e estudo, entre os municípios do arranjo, é de 26 286 pessoas.

O arranjo "Parnaíba/PI", uma Média Concentração Urbana, é composto pelos municípios de Ilha Grande e Paranaíba (PI), com uma população total de 154 619, com 93,9% em situação urbana. 

O arranjo de "Picos/PI" é formado pelos municípios de Geminiano e Picos (PI), com uma população total de 78 889, sendo 77,5% em situação urbana. No que se refere aos deslocamentos para trabalho e estudo, o índice de integração entre os municípios de Geminiano e Picos (PI) é de 0,338 indicando forte integração do primeiro em relação ao segundo município. O PIB do arranjo, em 2010, era de R$725,778 milhões, sendo o setor de serviços o mais relevante, com 72,3% de participação. O número de empresas, em 2011, era de 1 784 e o de unidades locais 2 084.

Segundo o IBGE, os dados servem para um maior conhecimento da realidade urbana, além de fornecer subsídios adicionais para a elaboração de políticas públicas e estimula parceria entre os municípios.

Fonte: Redação Diário do Povo