Prefeito lança Cartão Social do programa Cidade Solidária

Cidade Solidária tem como objetivo atender famílias em situações emergenciais de desabrigo.

Foi lançado na manhã de hoje (19), em solenidade no Palácio da Música, o Cartão Social do programa Cidade Solidária, que possibilitará agilidade no pagamento dos auxílios para as famílias inseridas no programa, sistematizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).

O programa Cidade Solidária, regulamentado através do Decreto Municipal nº 1311, de março de 2013, tem como objetivo atender famílias em situações emergenciais de desabrigo em decorrência de chuvas, infortúnios, incêndios, alagamentos, transbordamento de rios ou lagoas ou ainda situações de vulnerabilidade temporária.

Durante o evento também foi assinado o acordo de cooperação técnica entre a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e a Prefeitura de Teresina, que permitirá à SEMTCAS emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Firmino Filho destacou a importância das parcerias. “É uma grande satisfação reforçar laços e reafirmar parcerias com essas duas importantes instituições: o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Banco do Brasil, que sempre estiveram à disposição da Prefeitura para ajudar o povo de Teresina. Através do Cartão Social o beneficiário poderá sacar o valor em qualquer agência de autoatendimento do Banco, tornando mais rápida e fácil a obtenção da quantia. Já através da parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTCAS) passará a emitir a Carteira de Trabalho, importante documento que dá dignidade às pessoas e possibilita a entrada no mercado de trabalho formal”, disse o prefeito.

De acordo com Mauricéia Carneiro, secretária da SEMTCAS, o Cartão Social garante acesso a R$ 180 reais, por um período de seis meses, às famílias em situação de desabrigo, além de cesta básica e um kit contendo colchões e material de limpeza. “Essa é uma ação simples, porém de grande alcance, pois vai diminuir as dificuldades que os beneficiários tinham para receber o dinheiro”.

Receberam o Cartão Social das mãos do prefeito Maria da Cruz Lima Silva, Francisco das Chagas Gomes de Oliveira e Cecília Ferreira. Os demais cartões serão entregues na sede da SEMTCAS.

Fonte: Renato Bezerra - Assessoria de Imprensa