SAMU de Teresina renova frota de ambulâncias e investe em qualificação

Para este ano estão sendo aguardadas mais 3 ambulância do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Teresina fez investimentos no SAMU com a renovação de 50% da frota. Somente no ano passado foram adquiridas 6 novas ambulâncias e dois carros de apoio. Para este ano estão sendo aguardadas mais 3 ambulância do Ministério da Saúde.

Atualmente o SAMU de Teresina tem 12 ambulâncias, 9 de suporte básico e três de suporte avançado com equipamentos de UTI. São duas ambulâncias a mais do que recomenda o Ministério da Saúde, tendo como base a população do município.

A presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, informa que os investimentos são para garantir atendimento à população. “Havia uma frota de veículos com desgate pelo uso intenso e o investimento em ambulância é para garantir qualidade ao serviço que é prestado para os teresinenses”, declara.

Outra iniciativa é o investimento em qualificação dos profissionais. Socorristas participaram, recentemente, dos cursos de reanimação neonatal e em emergências clínicas. Os condutores de ambulâncias fizeram reciclagem em curso do SEST/SENAT.

Em 2013 foi informatizado o Sistema de Atendimento e Gestão de Ocorrências para agilizar a coleta de dados sobre o paciente quando é feita a solicitação pelo fone 192, o que contribui com a diminuição do tempo no atendimento, pois o processo passou a ser informatizado. Por dia o SAMU atende cerca de 140 ocorrências.

O SAMU de Teresina que diariamente salva vidas realizou em 2014 um total de 46.883 atendimentos. Esse número corresponde aos serviços para a população na zona urbana e rural de Teresina com deslocamento de viaturas e acompanhamento de orientação por intermédio do número da central de regulação do SAMU, o 192. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMT