Firmino Filho lê para as crianças do Lar Maria João de Deus

O prefeito participou do projeto "Lê pra mim?" na tarde deste sábado (11).

Incentivar a leitura, esse é o objetivo do "Lê pra mim?", projeto idealizado pela atriz Sônia de Paula que já passou por diversas cidades e veio à capital piauiense através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, intermediada pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Durante esta semana mais de quinhentas crianças com idades entre 5 e 10 anos, estudantes de oito escolas da rede de ensino municipal, participaram do “Lê pra mim?”, na Casa da Cultura, onde nomes como a bailarina Ana Botafogo, o ator Rafael Zulu, os jornalistas Amadeu Campos e Maia Veloso, além dos humoristas João Cláudio Moreno, Fábio Costa e Otávio Cesar contaram histórias.

Neste sábado (11), o prefeito Firmino Filho foi convidado para ler para as crianças do Lar Maria João de Deus, na zona norte da capital. Para o prefeito, fazer parte dessa iniciativa é gratificante. “É emocionante estar aqui, contar uma história e depois conversar com as crianças sobre o que elas entenderam. Eu me diverti tanto quanto elas. Foi uma tarde especial”, afirmou Firmino.

Os atores Liza Vieira e João Acaiabe também estiveram no Lar Maria João de Deus e leram para as crianças os livros “Cachorros não dançam balé”, de Anna Kemp, e “João boboca ou João sabido?”, de Rosane Pamplona e Ionit Zilberman.

Ao final das leituras as crianças recebem livros e lanches. A pequena Micaela, de 8 anos, ganhou do prefeito Firmino Filho o livro que ele leu chamado “O esconderijo das vontades”, de Jonas Ribeiro. “Eu gostei muito do livro! Consegui imaginar toda a história e quero olhar as ilustrações todos os dias”, comemorou Micaela.

Sônia de Paula e Marcelo Aouila, produtor do projeto, ficaram impressionados com as crianças de Teresina. “Já percorremos muitos lugares nesses cinco anos de projeto e posso afirmar que as crianças teresinenses são as mais inteligentes que tivemos o prazer de conhecer. Além de doces e participativas. Foi uma bela experiência”, disse Sônia.

Sobre o Projeto

O projeto “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram já realizadas 18 edições, no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Salvador, Juiz de Fora e Belém. Mais de 170 artistas e personalidades das cidades participaram das leituras. Nomes como, Roberta Miranda, Denise Fraga, Eva Wilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Regina Duarte, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros.

Cada apresentação tem um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMT