Pilares da avenida Maranhão serão pintados

Neste mês, as colunas de sustentação do metrô na avenida Maranhão receberão um colorido especial. A intervenção urbana tem por intuito pintar com grafite esses espaços que antes recebiam pichações ou eram sujos com cartazes. A ideia é colorir 35 colunas, em cinco etapas. A ação deve durar mais de um mês e a previsão de entrega é para a semana do Meio Ambiente.

A iniciativa é da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SEMDUH. O órgão quer colorir artisticamente os espaços com o tema Teresina Sustentável. "Queremos mudar a estética da avenida com a temática ambiental. Por isso, devemos adotar nas colunas mensagens de paz e que remetam ao ecológico", enfatiza Dionísio Carvalho, diretor da coordenação de Meio Ambiente do GT de Projetos Estruturantes de Intervenções Urbanas da Semduh.

A seleção de artistas para os trabalhos já está sendo feita. Os interessados em apoiar a iniciativa podem entrar em contato através do email: thesustentavel@hotmail.com, ou do telefone (86) 9476-0331. A ação também está recebendo ajuda de material, como tintas, de empresas privadas. A Prefeitura entra nesta parceria, fornecendo material e entregando as colunas brancas, prontas para serem pintadas.

Segundo Dionísio Carvalho, os pichadores da cidade também são convidados a participar da intervenção para que se sensibilizem com a arte do grafite e mudem de atitude. Todo gasto com a ação está orçado em 10 mil reais, entre gastos com material e pessoal. O mais caro são as tintas.

As colunas na avenida Ma-ranhão começaram a ser pintadas no começo deste ano por iniciativa própria de alguns grafiteiros. O trabalho só foi realizado em duas colunas e depois parou. A atitude chamou a atenção da Prefeitura, que decidiu agora desenvolver o projeto. A ação terá início na avenida e depois seguirá para outros locais da cidade, trazendo mensagens positivas.

"As imagens que serão pintadas ali possuem a capacidade de despertar nos órgãos sensoriais a sensação do prazer e o contentamento, possibilitando alívio para as pressões do cotidiano", afirma Dionísio Carvalho.

Fonte: Redação Diário do Povo