Representante da Prefeitura de Teresina participa de assembleia da Anseditur

A capital piauiense é integrante da nova composição da Diretoria da Anseditur, como vice presidente para a região Nordeste

Na última terça-feira (31), o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente da Embratur, Vicente Neto, estiveram presentes na abertura da Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), em Brasília. Na reunião, Cristiano Rodrigues, secretário da Agência de Turismo de Palmas, foi eleito o novo presidente da Anseditur. Além da eleição, integrantes analisaram perspectivas de trabalhos e de desenvolvimento dos municípios turísticos frente às políticas públicas para a nova gestão 2015/2017. 

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, lembrou que a economia do turismo no País corresponde a 3,7% do PIB brasileiro. “Estamos vendo o fortalecimento do setor. O turismo é, hoje, o sexto item da pauta de exportações com geração de quase US$ 7 bilhões em divisas só no ano passado”, afirmou. “Queremos o turismo com uma força ainda maior na agenda econômica do País. O Brasil está agora com uma grande janela olímpica de oportunidades e sei que, além dos destinos indutores, todos os municípios podem se aproveitar disso muito bem, inclusive nos locais onde a tocha olímpica irá passar”, completou ele. 

Em seu pronunciamento, o presidente da Embratur disse que “as alianças que estão sendo construídas em prol do setor são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do mesmo. O ministro tem colocado o turismo na pauta prioritária do governo”, concluindo que a Anseditur tem apontado o caminho que deve ser trilhado, ressaltando a sua importância e parabenizando pelo trabalho e pela organização. 

O presidente eleito da Anseditur, Cristiano Rodrigues, desde 2000, atua no turismo e uma das metas estipuladas para nova gestão é o fortalecimento institucional da entidade junto ao Ministério do Turismo e da Embratur, dando continuidade às ações dos presidentes anteriores. Ele pretende ampliar o quadro de associados da entidade, para dar mais representatividade aos municípios turísticos brasileiros, centralizar e estabelecer a sede da entidade na capital federal, dando estrutura para que os associados tenham ponto de apoio institucional na melhoria dos seus municípios.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, disse que considerou bastante positiva a eleição de Palmas. Segundo ele, "o município de Palmas é nosso parceiro no programa MAPITO, que visa trabalhar o turismo de forma integrada, acrescentando a esta cooperação técnica Teresina e São Luís". O município de Teresina é integrante da nova composição da Diretoria da Anseditur, como vice presidente para a região Nordeste.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMT