Atividades marcam o dia de combate a exploração sexual de Crianças e Adolescentes

As atividades seguem durante a semana com palestras, oficinas e blitz educativas.

Hoje (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social, realiza atividade para conscientizar a sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Dentre as atividades propostas, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) dos CREAS promove visita a espaços públicos como escolas municipais e unidades básicas de saúde. Esta ação acontece em todas as zonas da capital durante toda a semana, como forma de divulgar os serviços executados pela política de assistência social no município para a população em situação de riscos e violações de direitos. Também serão realizadas palestras.

Nessa segunda-feira (18), a equipe do SEAS na Comunidade juntamente com profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS Sul), realizou blitz educativa na escola Municipal Parque Piauí e na escola Conselheiro Saraiva (SESI). Na oportunidade, adolescentes do Projeto Vira Vida fizeram a abertura do momento com uma peça teatral tendo como temática a exploração sexual de crianças e adolescentes. À tarde, a partir das 14hs a mesma equipe visita a escola Municipal Mascarenhas de Morais, e às 16hs a Escola Municipal Simões Filho.

Ainda nessa manhã, os Agentes de Proteção Social (APS) do Creas Leste, e Conselheiros Tutelares participaram de uma panfletagem educativa no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na entrada de José de Freitas.

Nestes locais são divulgados os endereços e contatos dos CREAS, assim como os serviços disponíveis nestes espaços para atendimento daquela população, como do Conselho Tutelar, Ministério Público, Disque Cidadania, entre outros. “Nosso objetivo é divulgar os meios de denúncia e atendimento a situações de violações de direitos existentes em nosso município, e também falar sobre este mal, esclarecendo dúvidas e mostrando os sinais que as vítimas desse tipo de violência demonstram para facilitar a identificação dos casos”, explica a Gerente do CREAS Leste, Ana Benedita.

As atividades seguem durante a semana com palestras, oficinas e blitz educativas. Amanhã, a partir das 7h30, Agentes de Proteção Social (APS) estarão no cruzamento da Barão de Gurgueia, zona sul, para esclarecer dúvidas e alertar sobre a violência e abuso sexual contra crianças e adolescente.

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMT