Prefeitura qualifica jovens em Tecnologia da Informação

A ideia é capacitar mais de 100 pessoas

Considerando um mercado que está em expansão e que demanda mão de obra devidamente qualificada, cerca de 45 jovens estão sendo qualificados no segmento de Tecnologia da Informação (TI) através da oferta gratuita dos cursos de Desenvolvedor Mobile, Design Web e Programador Ruby on Rails. Essa capacitação técnica integra o projeto Coworking TI Solidário, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Instituto de Jovens Empreendedores Digitais de Teresina (Interaje). As aulas iniciaram hoje (25) e se estenderão durante três meses.

Os cursos estão sendo ministrados por profissionais gabaritados na área e ocorrerão de duas a três vezes por semana na Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), em um espaço que possa contribuir com o desenvolvimento de ideias, aplicativos e soluções. Ao final, os alunos receberão certificado com carga horária de 72 h/aula.

“Essas capacitações estão inclusas no conjunto de ações que a Prefeitura de Teresina vem realizando no sentido de fomentar esse setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. A nossa proposta é qualificar esses jovens para que eles possam se tornar empreendedores nesse segmento, podendo ser grande ou pequeno porte. Dessa forma, fomentamos a economia criativa da cidade”, destacou o gestor da Semest, Olavo Braz.

Para Alisson Silva, um dos participantes da capacitação em Ruby on Rails, “esta é uma das linguagens mais utilizadas nos Estados Unidos, ainda não tão usada no Brasil, por isso, acredito que vai agregar valor na minha carreira, ainda mais porque aqui em Teresina ainda não havia sido ofertado esse curso como esse. As faculdades daqui costumam trabalhar com outras linguagens”, pontuou ele, que já trabalha como desenvolvedor há aproximadamente 8 anos.

“Esses cursos poderão contribuir para que os jovens tenham mais chances de se inserir no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Levando em consideração ainda que existe um déficit muito significativo de profissionais nessa área”, destaca Bruno Marques, membro do Interage.

Mais de 100 jovens deverão ser capacitados

Com a implementação do projeto “Coworking TI Solidário” espera-se capacitar 108 jovens de Teresina, somente com a disponibilização desses 3 cursos (Desenvolvedor Mobile, Design Web e Programador Ruby on Rails). Com isso, será possível inseri-los no mercado de Tecnologia da Informação da Capital.

Espera-se também o desenvolvimento de 03 três aplicativos pelas turmas formadas pelo projeto, aplicativos estes que visem a melhoria de serviços nas esferas pública e privada de Teresina.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMT