Buchada de Bode

INGREDIENTES:

. 1 fissura de cabrito de completa
. 2 tomates picados
. 1 pimentão verde picado
. 1 cebola grande picada
. Coentro a gosto
. Sal a gosto
. 1 colher de sopa de cominho com coentro ralado
. 3 dentes de alho amassados no pilão
. Agulha e linha de costura.

MODO DE PREPARO:

1-Escalde o coração, o fígado, o bofe, a língua, a garganta e o sangue, depois, pique todos em pequenos cubos. 
2-Pegue os quatro pezinhos e leve ao fogo alto, queime-o até tirar todos os pêlos. Observação: segurar o pezinho com o pegador para não se queimar. Em seguida, escalde os pezinhos do cabrito e escorra. Pegue as tripinhas que já estão limpas e enrole nos pezinhos um a um, começando da unha, até o meio do mocotó. 
3-Coloque em uma panela todas as vísceras cortadas em cubos bem pequenos, adicione o tomate, a cebola, o cheiro-verde, o pimentão, o coentro com cominho ralado, sal a gosto, o alho e misture bem. Prove o tempero e deixe a gosto.

Buchada
1-Recheie uma bolsinha da barriga do cabrito que acompanha a fissura (esta bolsinha do bucho já vem separada em todas fissuras, ela serve como modelo). Em seguida pegue a barriga maior e faça três do mesmo tamanho em forma de bola. Costure todas até o meio, deixando um espaço para recheá-la com os pertences já picados e temperados, em seguida complete a costura. 
2-Faça um fundo de panela com um pouco de óleo e um dente de alho amassado em seguida coloque os quatros mocotós de cabrito, o restante das vísceras que sobraram e por último as buchadas. Deixe em fogo baixo, por cinco minutos, acrescente um pouco de água até cobrir as buchadas, tempere a gosto e deixe cozinhar por vinte minutos na pressão. 
3-Depois retire as buchadas com cuidado para não rasgá-las e deixe por mais vinte minutos na pressão para cozinhar os pézinhos. Em seguida, junte as buchadas com os pézinhos em outro recipiente, tire oito conchas do caldo da carne e coloque em uma panela pequena, acrescente uma xícara de café de farinha de mandioca até formar um pirão. 
4-Coloque em uma travessa os mocotós, as buchadas, as vísceras cozidas em outra travessa e arroz branco. Sirva em seguida. Alguns clientes gostam que o prato acompanhe também a cabeça do cabrito.

Rendimento: 04 porções grandes para até 8 pessoas.

Receita cedida pelo Bar do Melo.