Prefeito Firmino Filho participa da Caminhada da Fraternidade

Evento chega a sua 20ª edição e levou mais de 70 mil pessoas para as ruas da cidade

Mais uma vez o teresinense demonstrou a solidariedade e se fez presente na Caminhada da Fraternidade. O evento, que chega a sua 20ª edição, levou mais de 70 mil pessoas para as ruas. E o prefeito Firmino Filho e um grupo de secretários municipais estiveram presentes. Após uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Jacinto Brito, os “caminheiros” saíram para percorrer todo o trajeto.

O chefe do executivo municipal destacou que faz questão de participar do evento todos os anos, dando sua demonstração de compromisso com a solidariedade. “A Caminhada da Fraternidade é uma celebração da solidariedade e fraternidade do nosso povo. Teresina é uma cidade que sempre acolhe, serve as pessoas, de outras cidades, de outros Estados. E é esse o lema da caminhada desse ano. É preciso que conservemos essa nossa qualidade, principalmente nesse momento que estamos vivendo”, comentou.

Ainda de acordo com o prefeito, o teresinense precisa preservar os bons valores do passado e se mobilizar contra a falta de segurança, por exemplo. “Quando o padre Tony me convidou para participar da Caminhada, há 20 anos, achei uma idéia diferente, inovadora. É legal perceber que depois desses 20 anos a caminhada se mantenha firme, bonita e que integra o calendário da nossa cidade”, pontua.

O Padre Tony destacou que a Caminhada da Fraternidade foi uma idéia que deu certo e a comparou com uma árvore. “Plantamos um galho e hoje esse galho plantado há 20 anos é uma grande e frondosa árvore, que alimenta a esperança de milhares de pessoas que achavam que não tinha mais rumo. A quantidade de pessoas que esteve presente reforça o carinho do teresinense e o compromisso em servir”, frisou.

A Caminhada da Fraternidade saiu do Adro da Igreja São Benedito, percorrendo a Avenida Frei Serafim, João XXIII, Nossa Senhora de Fátima, com destino ao balão da Universidade Federal do Piauí. Crianças, jovens, adultos e idosos participaram do evento que contou com o apoio da Prefeitura.

Os recursos arrecadados com a venda dos kits durante a Caminhada são destinados à instituições assistidas pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), como Lar da Fraternidade, Centro Maria Imaculada, Casa Frederico Ozanan, entre outros, que atendem pessoas com AIDS, hanseníase, além de idosos.

Esse ano, o lema da Caminhada da Fraternidade é “Servir é o nosso caminho”, pegando o gancho da Campanha da Fraternidade cujo lema que é “Eu vim para servir”. A Campanha da Fraternidade está em sua 52ª edição, com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. O objetivo é despertar a solidariedade das pessoas para os problemas da sociedade brasileira.

A Prefeitura também disponibilizou agentes de trânsito para organizar o trânsito no local e da limpeza para, ao final do evento, devolver a cidade limpa para as pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMT