Prefeitura vai estimular empreendedorismo nas escolas

As aulas começam a partir do segundo semestre.

O prefeito Firmino Filho assina amanhã(23), ao meio dia, no Palácio da Cidade, convênio envolvendo a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pi) para estimular a cultura do empreendedorismo entre os estudantes da rede municipal de ensino. Trata-se do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A implantação do projeto nas escolas públicas do município foi articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) que vai auxiliar no acompanhamento de todo o processo. O projeto tem por objetivo inserir a disciplina de empreendedorismo nas escolas do ensino fundamental. 

Para o êxito do projeto, a Prefeitura e o Sebrae executou um projeto piloto com dez turmas em duas escolas, envolvendo aproximadamente 250 alunos. Os professores foram qualificados pelo Sebrae que também vai fornecer o material didático do projeto.

A partir de agora os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental terão noções sobre comportamento empreendedor, ética, ecossustentabilidade e cultura da cooperação e da inovação e etc.. A ideia é que no segundo semestre de 2015 o projeto já esteja em ação e no ano seguinte ele seja expandido.

A ação, conforme a Semdec, não tem resultados imediatos na economia, mas o impacto na formação dos estudantes como cidadãos é fundamental, pois são ensinamentos que eles vão levar para a vida toda. São ideias positivas semeadas na cabeça das crianças que, adquirindo características empreendedoras, serão profissionais melhores e também seres humanos melhores.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMT