Firmino Filho apresenta Lagoas do Norte a prefeitos em Paraty (RJ)

Prefeito destacou os aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos do projeto.

O prefeito Firmino Filho apresentou o Programa Lagoas do Norte hoje (24), durante reunião prefeitos e secretários municipais de várias regiões do país, em Paraty (RJ). O evento foi promovido pelo programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, do qual a Prefeitura de Teresina é parceira. Participaram prefeitos e gestores de Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Santos (SP), Pelotas (RS) e Paraty (RJ).

Firmino Filho mostrou as conquistas da primeira fase do Lagoas e os projetos da segunda fase, destacando as questões de persistência e planejamento em projetos de recuperação ambiental e urbana de áreas inundáveis. Ele também falou da importância do programa, que transformou uma área de risco em área de preservação ambiental, melhorando a vida dos moradores da zona Norte e transformando a região num dos principais cartões postais da cidade.

O prefeito de Teresina explicou que a área de implantação do Programa Lagoas do Norte está localizado na confluência de dois rios onde eram frequentes as inundações que deixavam, em passado recente, até duas mil famílias desabrigadas. Nos dois últimos invernos, apesar da intensidade das chuvas, praticamente não houve desabrigados naquela região.

O prefeito ressaltou também que o Lagoas do Norte é um programa multissetorial, com uma abordagem integrada das questões ambiental, social, cultural e de desenvolvimento econômico, implementado numa cidade do Nordeste brasileiro e em uma região urbana marcada pela exclusão social, que o programa indiretamente ajuda a superar. 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMT