Prefeitura realiza sorteio da campanha Se Essa Rua Fosse Minha no próximo dia 27

Esse ano a administração municipal homenageará 130 pessoas, que passarão a denominar ruas e avenidas da cidade.

Acontece na próxima segunda-feira (27), às 19 horas, no Teatro do Boi, zona Norte de Teresina, o sorteio para definir a localização das vias públicas que receberão os nomes selecionados por meio da edição 2015 do concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha, realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

Esse ano a administração municipal homenageará 130 pessoas, que passarão a denominar ruas e avenidas da cidade. Para o sorteio a Prefeitura de Teresina convidou os familiares dos homenageados e os autores das propostas.

A arquiteta e urbanista Jhamille Almeida, uma das coordenadoras do concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha, afirma que o sorteio será dividido em zonas, respeitando a indicação proposta pela população.

“Algumas pessoas, ao propor a homenagem a determinado cidadão, indicam a zona da cidade para denominação da via. Por isso faremos o sorteio por zona, respeitando tais indicações. Por exemplo: se o homenageado era morador ou possuía relação com a zona Norte, seu nome entrará no sorteio específico para a zona Norte. Nos casos em que o proponente não indicou uma zona da cidade, o nome irá para o sorteio geral, podendo denominar uma rua ou avenida numa das quatro zonas de Teresina. Há ainda casos em que a proposta designou um bairro, de maneira muito específica. Analisamos a situação e – caso haja ruas ainda sem denominação no bairro citado na proposta – respeitaremos também essa indicação. Se todas as ruas do referido bairro já estiverem denominadas, o nome proposto será sorteado na mesma zona do bairro mencionado na proposta”, explicou Jhamille.

Para validação dos nomes sugeridos pela população a coordenação do concurso avalia as propostas e descarta os nomes de pessoas que ainda estão vivas e as denominações que já constam em algum logradouro municipal.

“O concurso cultural Se Essa Rua Fosse Minha prioriza a preservação da identidade histórica e cultural de Teresina e da formação da sua boa imagem, ao validar sugestões de nomes de ruas da cidade apresentadas pela população. É um processo democrático, que oportuniza a homenagem a pessoas com trabalhos muito relevantes em suas comunidades, mas não conhecidas por toda a cidade. Se Essa Rua Fosse Minha homenageia cidadãos que no silêncio de seu cotidiano ajudaram a construir Teresina e fazer de nossa capital um lugar melhor para vivermos”, observou a arquiteta.

A solenidade de denominação de novas vias públicas acontecerá em agosto, durante as comemorações pelo aniversário de 163 anos de Teresina.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMT