Casa do Caminho comemora seis anos de serviços com programação especial

Local tem capacidade para atender o total de 40 pessoas, sendo 28 homens, e 12 para mulheres

A Casa do Caminho completou seis anos de prestação de serviços nessa quarta-feira (26). E, para comemorar a data, foi realizada uma programação especial para os usuários da unidade. A Casa de passagem que é vinculada a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), disponibiliza a acolhida noturna, higienização, alimentação e articulação com a rede socioassistencial para garantir a proteção social para as pessoas que estão em situação de rua.

Para comemorar a data, na oportunidade foi realizada uma confraternização, seguida de homenagem feita pelos usuários do serviço, onde destacaram a importância da casa para suas vidas.

“Há dois anos vivo nas ruas, e de cidade em cidade, igual a um passarinho que fica de galho em galho. Sou natural do Ceará, mas já passei por diversas cidades, e agora estou por Teresina, e aqui a Casa do Caminho está sendo meu refúgio, pois ficar nas ruas está sendo um risco cada vez maior por conta da crescente violência. Já é a segunda temporada que passo pelo local, e sempre fui bem acolhido, pois recebo todo suporte necessário”, esclarece o morador de rua, Cícero Carvalho.

A programação de aniversário teve continuidade nessa quinta-feira (27), onde cerca de 30 usuários participaram de um passeio ao Parque Potycabana.“Esses momentos são importantes, pois proporcionam uma interação entre os usuários do serviço, fortalecendo os vínculos, além de ser uma oportunidade de comemorarmos os avanços que já obtemos ao longo desses seis anos", afirma a Gerente da Casa do Caminho, Francisca Soares.

Os encaminhamentos à casa geralmente são realizados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), pela rodoviária de Teresina e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A demanda de homens que procuram o abrigo para pernoitar é maior que a de mulheres. Atualmente, o local tem capacidade para atender o total de 40 pessoas, sendo 28 homens, e 12 para mulheres, todos devem ser maiores de 18 anos. O local conta também com espaço reservado para acolher famílias.

A Casa não recebe somente moradores de ruas. As vagas são destinadas também aquelas pessoas que estão em trânsito por Teresina, entre uma viagem e outra, pessoas que se encontram em situação de infortúnios como assaltos, perca de dinheiro, pessoas de outras cidades que vem à capital em busca de tratamento médico, e não possui familiares por Teresina.

A Prefeitura disponibiliza no albergue equipes multidisciplinares, composta por 28 profissionais, formadas por assistente social, educadores sociais para o desenvolvimento de atividades socioeducativas, agentes de proteção social para a realização da abordagem social no turno da noite, e uma equipe de apoio.

O albergue, que fica localizado na Rua Monsenhor Gil, 102, Centro Sul, nas proximidades do Comercial Carvalho da Avenida Frei Serafim, realizou no ano de 2014 o total de 271 atendimentos, e somente no primeiro semestre de 2015, realizou o total de 186 atendimentos.

Assessoria de Imprensa