Galeria do Fabricante abre última noite de desfiles do Piauí Moda House

Participação da Prefeitura de Teresina também contou com lounge e momentos de apoio ao movimento Outubro Rosa.

Na noite de ontem (30), para finalizar a participação dos empreendimentos apoiados pela Prefeitura de Teresina no Piauí Moda House, a Galeria do Fabricante revelou ao público o seu potencial através de 30 looks, criados por oito das trinta pequenas produtoras que trabalham no local. O evento, realizado no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, contribuiu para dar uma maior visibilidade e incentivo à produção dessas mulheres, que ajudam a movimentar a economia local. Na passarela o que predominou foram as composições monocromáticas, passando pelas coloridas, com rendas, brilhos, em tecidos bem fluidos a outros um pouco mais estruturados. Tudo com o intuito de mostrar a variedade e qualidade do pode ser encontrado no referido espaço de comercialização.

Maria Edionete, empreendedora da Galeria do Fabricante, destacou que todas as mulheres do local estão felizes em ter a oportunidade de levar suas produções para um grande evento de moda. "Eu estou muito feliz. Todas as mulheres da Galeria estão contentes. Somos um grupo que trabalha há muitos anos na produção de confecções e artesanato, gerando renda para trinta mulheres de diversos bairros da cidade, com o apoio da Prefeitura, e não poderíamos deixar de agradecer por ter nos dado essa grande oportunidade de participar desse grande evento. Agora é só esperar os resultados disso tudo", disse a produtora.

O gestor da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), Olavo Braz, considera que esse é um coletivo de mulheres muito especial, porque são empreendedoras que fazem um trabalho de qualidade e ajudam a abastecer o mercado interno. "Acompanhamos esse grupo desde quando ele estava abrigado na antiga Câmara Municipal, na Rua Climatizada. No ano passado elas ganharam um novo espaço para comercializar suas produções, com mais conforto e bem próximo ao antigo local que trabalhavam. Esse é um grupo muito importante porque contribui para a renda permaneça em Teresina, que ela circule na capital e não seja evadida para outras cidades. Então é nosso papel apoiar, dar mais visibilidade com a participação em eventos como o Piauí Moda House", explicou o secretário. 

Nas três noites de desfiles a Prefeitura de Teresina evidenciou na passarela não somente o seu apoio àqueles que fazem a Economia Solidária e Criativa na capital, mas também reconhecimento a causas importantes para sociedade, a exemplo do movimento Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Para fechar o desfile de ontem o secretário Olavo Braz subiu na passarela acompanhado de representantes da Fundação Maria Carvalho Santos, entidade local que realiza um trabalho fundamental na luta contra o câncer de mama, e também de representantes da Galeria do Fabricante. Sombrinhas, flores e bandeiras na cor rosa simbolizaram apoio à campanha.

No Piauí Moda House também teve espaço para divulgar o trabalho de pequenos produtores de diversos segmentos, através de exposições no lounge da Prefeitura de Teresina. O local, que foi bem visitado pelo público, contou com peças da nossa arte santeira, tecelagem, biojóias, cerâmica, bordados, confecções, calçados, esculturas em gesso e artesanato com reaproveitamento de pneus.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMT