Secretaria Municipal da Educação realiza workshop sobre educação em Teresina

Momento foi de interação entre palestrante e participantes no Centro de Formação Odilon Nunes

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está realizando Workshop sobre Educação. O encontro é uma parceria com o Instituo Alfa e Beto (IAB) e acontece durante dois dias, ontem (28), e hoje (29), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, envolvendo diretores professores e coordenadores pedagógicos em dois momentos.

Neste primeiro encontro participaram no primeiro momento diretores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que atuam com turmas com o IAB onde foi discutido o tema “Ações Gerenciais”. Já no segundo momento participaram professores do 5º ano de língua portuguesa e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental com o tema sobre “O Ensino da Leitura na Perspectiva da Compreensão da Leitura”. As palestras foram proferidas pelo professor João Batista Oliveira, especialista em educação e presidente do Instituto Alfa e Beto, com sede em Uberlândia (MG).

“O encontro tem como objetivo trazer algumas reflexões provocando o público que trabalha com o programa do Instituto Alfa e Beto nas escolas, que são diretores, professores e coordenadores. Entre as abordagens, foi apresentado o papel do diretor na garantia de um ensino de qualidade nas escolas da Prefeitura. E explicado que o diretor é fator fundamental para que a escola tenha sucesso. E uma escola de sucesso é uma escola onde os alunos aprendem”, explica Irene Lustosa Secretaria Executiva da Semec. A secretária diz ainda que no segundo momento do evento, foi conversado com os professores sobre a importância e diferença da compreensão da leitura na vida acadêmica dos alunos.

O professor João Batista esclareceu para os participantes que a forma que a criança é acolhida no ambiente escolar faz toda a diferença no cotidiano do aprendizado do aluno na escola. “Diretores e professores precisam conhecer a criança, saber estimular e sempre apresentar desafios novos para que ela possa resolver, entendendo que a criança aprende brincando. Outra tática importante para o desenvolvimento do aprendizado é a comunicação e a preparação para a transição”, explicou. O professor João Batista concluiu dizendo que uma escola boa é aquela em que todos os alunos aprendem.

O momento foi de muita interatividade entre palestrante e participantes. Amanhã (29), participarão do encontro professores e coordenadores da Educação Infantil que atuam com o IAB, às 9h, com o tema “Autocontrole, agressividade, transição de atividades e desenvolvimento Infantil, ministrada pela a professora Denise Rocha. Já durante a tarde, 14h, diretores e coordenadores de escolas que atuam com o Galáxia Alfa participarão de atividade sobre Inclusão Digital.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMT