Prefeitura de Teresina realiza fórum para fortalecer conselhos escolares

Fórum aconteceu na manhã de hoje (24) no auditório da FIEPI.

Cerca de 380 professores, diretores, pais de alunos e membros da comunidade estiveram reunidos hoje (24) no III Fórum de Fortalecimento de Conselheiros Escolares da Rede Pública Municipal, realizado no auditório da FIEPI. Eles são representantes dos mais de 3 mil conselheiros escolares das unidades de ensino da capital e estão envolvidos em um processo de fortalecimento desses grupos.

A iniciativa de mobilizar conselheiros para uma maior atuação junto às escolas é da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). A ação teve início com reuniões zonais para o diálogo com grupos menores e posteriormente a troca de experiências exitosas durante o Fórum, com uma palestra proferida pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Firmino falou da participação efetiva da comunidade nos conselhos escolares enquanto mecanismo de controle social, destacando a importância da educação para a transformação da própria sociedade. “Precisamos falar sobre as prioridades e educação é, na verdade, nossa grande obsessão. A necessidade de fortalecermos os conselhos escolares é fazer dar certo esse modelo de gestão construída pelo coletivo. É importante essa troca de experiências para que os conselhos tenham vida”, ressaltou.

O encontro é mais uma ação de mobilização da comunidade escolar e local para que se integrem na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas. Os conselhos devem também ser agentes construtores de gestões transparentes, através da diversidade de ideias e opiniões, para a valorização da escola pública.

Para a mãe de aluno e conselheira da Escola Municipal Conselheiro Saraiva, Suzana Pastora, o ideal seria a participação de todos os pais. “Peço que todos convoquem os demais pais de alunos para se fazerem presentes na escola sempre, pois somos parte fundamental do processo de educação”, falou aos participantes do Fórum.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, agradeceu o empenho dos conselheiros escolares e da equipe de técnicos da SEMEC na busca pelo fortalecimento das gestões democráticas. “Os conselheiros escolares estão trabalhando duro pelas escolas de Teresina, fiscalizando e se responsabilizando pela educação pública. Sinto-me orgulhoso dos avanços conquistados e do grande interesse de todos na construção do ensino de qualidade como tanto queremos”, concluiu.

Assessoria de Comunicação PMT