Professores concluem cursos de Libras e Braile ofertados pela Semec

Cursos são oferecidos gratuitamente e tem objetivo de ampliar a inclusão nas escolas

Uma mostra de trabalhos encerrou oficialmente o Curso de Libras e Braile 2015 promovido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) para professores da Rede Municipal de Teresina. Os cursistas montaram uma exposição de projetos construídos ao decorrer das aulas e que auxiliaram na comunicação com os alunos surdos nas unidades de ensino.

Segundo Teresa Fortes, da Divisão de Educação Inclusiva da SEMEC, os professores se apropriam da estrutura da língua para confeccionarem material e utilizarem tanto nas salas multifuncionais quanto nas salas de aulas regulares. Este ano, mais de 100 professores concluíram o curso nas modalidades básica e intermediária. O objetivo da SEMEC é abrir turmas de nível avançado em 2016.

“O aprendizado nesses cursos é bastante positivo, eles avançam a cada aula e levam isso para as escolas, ampliando o atendimento às crianças com deficiência. Os professores são criativos e interessados em continuar a aprender, por isso queremos formar turmas de avançado no próximo ano”, conta Teresa.

Quem já confirmou participação nos demais níveis do curso foi o professor Raimundo Caetano, da Escola Municipal Mário Covas. Apaixonado pelas Libras, ele acaba de concluir o curso básico, com duração de seis meses, e planeja seguir até o último estágio. Para o professor, todo profissional deveria aprender a linguagem.

“Busquei o curso para conseguir me comunicar com uma mãe de aluno que é deficiente auditiva. Logo com as primeiras aulas já consegui pegar o ritmo para ter um diálogo compreensível com ela. Hoje consigo ajudar os três alunos surdos da escola e até ensino a turma do 3º ano. Acredito que todo mundo deveria entender o mínimo de Libras para nos comunicarmos melhor, sem exclusão”, conclui o professor.

Fonte: Ascom PMT