Alunos do UNITODOS se destacam em aprovações no ENEM

Pré-vestibular prepara, gratuitamente, alunos oriundos da rede pública para ingresso em instituições de ensino superior.

O programa Universidade ao Alcance de Todos (UNITODOS), ofertado pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Wall Ferraz (FWF), já aprovou mais de cem alunos na chamada regular do Enem, Sisu e Prouni, número que tende a aumentar com a lista de espera das universidades. O destaque foi para aprovações em cursos bastante concorridos, como Medicina, Direito, Odontologia e Enfermagem.

O pré-vestibular visa preparar, de forma gratuita, alunos oriundos da rede pública de ensino para ingresso em instituições de ensino superior. São mais de 30 núcleos funcionando em todas as zonas da cidade numa parceria entre a Fundação e entidades comunitárias. A expectativa é de que até o final do ano mais de 400 alunos sejam aprovados no Enem e em outros vestibulares.

Milena Bacelar, aluna do Unitodos, se destacou na lista de aprovados ao passar para o curso de Medicina na Universidade de Marília (UNIMAR), no estado de São Paulo. Ela afirmou que este sempre foi seu sonho e não irá desistir dele por causa da distância. "Mesmo sendo em São Paulo, eu irei cursar. Tentei ficar em Teresina, mas, infelizmente, não foi possível. Não sei como me manterei na cidade, não tenho parentes e nem conhecidos, mas encaro o desafio e com o apoio dos meus pais sei que irei conseguir e dar mais esse orgulho a eles", revela Milena.

Quem também foi aprovada na área da saúde foi Sara Oliveira. Ela conseguiu a bolsa de 100% pelo Prouni para o curso de Odontologia pela FACID, onde destacou a qualidade do pré-vestibular. "O UNITODOS é ótimo. Tem professores capacitados, inclusive tive aulas com mestrandos. Conheci o programa através de uma amiga, que recomendou exaltando suas qualidades. Hoje sou eu que recomendo a todos. Vale a pena ser aluno do programa e com um pouco de dedicação, a aprovação será certa" afirma Milena.

Gleycianne Sousa foi uma das alunas aprovadas na Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o curso de Direito. Para ela foi a realização de um grande sonho. Ela afirma que a redação fez toda a diferença na média do exame e foi bem preparada graças ao programa. "Eu sempre tive afinidade com a escrita, mas os professores me fizeram melhorar ainda mais. No programa tivemos um concurso de redação, no qual fiquei em segundo lugar e cujo tema era semelhante ao proposto no ENEM, o que me deixou mais tranquila na hora do exame" declara Gleycianne.

Leonardo Pereira também comemorou a aprovação no vestibular e em dose dupla. Ele foi aprovado para Engenharia de Produção na UFPI e Engenhara Elétrica na FACID e revelou que o programa foi fundamental para a aprovação. "Eu ia para as revisões dos demais colégios e percebia que não tinha diferença em relação ao conteúdo abordado pelo UNITODOS. Tivemos ótimos professores, que sempre tiravam nossas dúvidas, sendo fundamentais para a nossa aprovação" declara Leonardo.

Para a presidente da Fundação Wall Ferraz, Aparecida Caland, esse resultado reflete o compromisso da Prefeitura de Teresina e da Fundação com a juventude teresinense, na medida em que oportuniza a esses jovens, que não têm acesso à rede privada de ensino, a realização de um sonho através da educação social.

Em 2016 as inscrições para ingressar no UNITODOS estão previstas para abril, com o início das aulas em maio. O programa e o material oferecido são inteiramente gratuitos, mas para participar é necessário que os interessados estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública, filantrópicas ou bolsistas.

Fonte: AsCom PMT