Reforma do Teatro João Paulo II prioriza também acessibilidade

Principal local de espetáculos da região está passando por uma ampla reforma

Inaugurado em 2005, o Teatro João Paulo II, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina, está passando por uma ampla reforma. Iniciada em novembro de 2015, a obra prioriza também a acessibilidade. A restauração está orçada em R$ 310 mil, e deve ser concluída em março.

Estão recebendo reparos o palco, o teto, a pintura e o carpete das paredes. Além disso, as instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia brevemente passarão por revisão. Novas cadeiras também serão instaladas, assim como as cerâmicas que já estão sendo colocadas nos corredores.

“No local já foi executado o revestimento cerâmico dos corredores, recomposição de reboco, retirada dos carpetes e cadeiras, troca de piso em algumas salas, instalações elétricas também de algumas salas. Esses dias daremos continuidade a aplicação de cerâmicas e começaremos a revisão de toda pintura, tanto de fachada como da parte interna”, esclarece o engenheiro Rodrigo Galvão, da SDU Sudeste.

Ainda segundo engenheiro, o item acessibilidade está sendo priorizado, possibilitando melhores condições de circulação para o público. “No local, instalaremos corrimões, rampas, base de apoio, além de banheiros adaptados”, destaca o engenheiro.

Após quase 11 anos de sua fundação, essa é a primeira reforma realizada no teatro. O espaço sedia espetáculos de teatro, dança e música e disponibiliza oficinas gratuitas de balé, violão, capoeira, dança contemporânea, bateria e teatro. Ao todo, cerca de 250 jovens participam desses cursos, que são ministrados diariamente.

“O teatro João Paulo II é de fundamental importância para a região do grande Dirceu, principalmente para os jovens que se encontram ociosos, pois possibilita o acesso gratuito dessas pessoas a atividades como danças, capoeira, aulas de violão, dentre outras, tirando assim, essas pessoas do espaço das ruas e dando-lhes conhecimento artístico e novas perspectivas de vida, o que diminuirá a quantidade de pessoas envolvidas com drogas”, relata o Diretor do local, Walberte Dourado.

O Teatro Municipal João Paulo II é mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a execução da obra está sob responsabilidade da SDU Sudeste.

Fonte: AsCom PMT