SEMEC orienta diretores que iniciarão Programa Alfa e Beto na pré-escola

Hoje (27) a reunião foi com os diretores de Centros Municipais de Educação Infantil.

Com a aproximação do início do período letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está reunindo os gestores das unidades de ensino para reforçar as orientações sobre o Programa Alfa e Beto, que está sendo ampliado em 2016. Hoje (27) foi a vez dos diretores de Centros Municipais de Educação Infantil que aderiram ao formato sistematizado este ano e passam a trabalhar com o Programa nas turmas do II período, abrangendo crianças de 4 e 5 anos.

Em 2016 cem CMEIs começarão a preparar as crianças para alfabetização mais cedo com o auxílio do Instituto Alfa e Beto. Durante a reunião, os diretores, que aderiram ao formato espontaneamente, receberam da SEMEC as principais orientações para o trabalho, além de tirarem dúvidas e analisarem o material que será utilizado em sala de aula.

Segundo a gerente de Educação Infantil, Gardênia Portela, 82 professores aprovados em concurso foram convocados para reforçar o Programa, que tem como diferencial as práticas estruturadas, levando em consideração planejamento, ritmo, frequência e testes. “Trabalhamos com cada aspecto ligado ao processo de alfabetização, monitorando e buscando resultados concretos”, explica. Para ela, as capacitações também são parte fundamental da estratégia. “As formações com professores e diretores foram essenciais para nosso sucesso no ano passado e continuaremos com esta prática, pois é um processo coletivo”, ressalta.

A diretora do CMEI Santa Bárbara, Mazinha Osório, já confirmou presença em todas as formações que serão realizadas quinzenalmente no Centro de Formação Odilon Nunes. “Considero importante esse momento de aprendizado e troca de experiências, porque também poderemos apoiar nossos professores, já que conheceremos todo o planejamento do Alfa e Beto. O cronograma e essa comunicação deixam o planejamento mais coeso”, conclui.

Fonte: AsCom PMT