Firmino faz viagem inaugural de ônibus climatizado e comenta "mudanças radicais" no transporte

Prefeito e um grupo de secretários, vereadores e populares fizeram a viagem na linha Vila Irmã Dulce via Barão

As significativas transformações pelas quais vem passando o sistema de transporte coletivo de Teresina passam a ser sentidas pela população a partir de hoje (16), com a entrega de 25 novos ônibus, sendo 12 deles com ar condicionado. Na viagem inaugural, o prefeito Firmino Filho, acompanhado de secretários municipais, vereadores e populares da zona sul, comentou o conjunto de ações que estão sendo implementadas para estruturar o novo sistema e as "mudanças radicais" que a população passa a conferir.

Entre as ações que a Prefeitura está desenvolvendo estão a construção de oito terminais de integração, dois em cada zona da cidade; a construção de faixas e corredores exclusivos para os ônibus com estações de transbordo; a troca da frota de forma paulatina; e a readequação do tráfego. 

"O futuro sempre vence. O novo sempre vence. Estamos fazendo uma mudança radical na forma de como encaramos o transporte de Teresina. Aquilo que precisa ser feito vai ser feito e nunca a Prefeitura vai se furtar de modificar o que tiver que modificar. Essas mudanças estão sendo feitas para priorizar o transporte coletivo, para garantir que a população passe menos tempo esperando nas paradas, menos tempo dentro dos coletivos, tenham viagens mais confortáveis e, assim, passem a preferir esse tipo de transporte", disse.

A entrega dos novos ônibus aconteceu no bairro Porto Alegre. A zona sul da cidade é a primeira beneficiada com a mudança na frota, como estava previsto no cronograma do Plano Diretor. As modificações físicas para que a região possa ser integrada ao novo sistema estão atrasadas por conta da paralisação na obra do terminal do Parque Piauí. "Por isso também estamos muito otimistas com a construção também do Terminal de Integração do Parque Piauí, que deverá melhorar ainda mais o transporte na nossa região. Por isso, pedimos, que a Prefeitura leve essa obra a diante”, disse José Alves de Sousa, mais conhecido como Balalão, liderança comunitária da zona Sul de Teresina.

Logo após a solenidade, o prefeito e um grupo de secretários do município, vereadores e populares da zona sul participaram da viagem inaugural da nova frota climatizada. O ônibus escolhido foi um que faz a linha Vila Irmã Dulce via Barão de Gurgueia. O trajeto percorre todo o bairro, seguindo pela avenida Barão de Gurgueia e terminando na Praça Saraiva, centro da cidade.

"Enquanto nós tivermos essas pessoas que teimam em resistir à mudança, à transformação, nós vamos atrasar nossos avanços. Queremos é construir o novo e a gente avança é dando exemplos concretos. E hoje está sendo dado um exemplo concreto. São 25 novos ônibus numa região que tem pouco mais de 100, 12 dos quais com ar condicionado pela primeira vez na história de Teresina", declarou. 

Fonte: AsCom PMT