Avaliação mostra avanço na educação municipal de Teresina

Resultado de 2015 foi bem melhor que os anos anteriores.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina participaram em 2015 de uma avaliação desenvolvida pela Prefeitura de Teresina para medir o desempenho dos estudantes em aspectos específicos, como leitura, escrita e matemática. Agora, de 21 de março a 08 de abril, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das unidades de ensino participam de oficinas de apropriação dos resultados da avaliação.

As provas que monitoram o desempenho acadêmico dos alunos fazem parte do SAETHE, um sistema de avaliação próprio da PMT, desenvolvido em parceria com o Centro de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd – UFJF). Além de mensurar o rendimento dos alunos, o sistema é base para o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e das escolas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, o resultado de 2015 foi bem melhor que os anos anteriores. “Significa dizer que o trabalho realizado nas escolas está no caminho certo. É preciso reconhecer o esforço das equipes escolares, que avançam de forma significativa”, afirmou.

Hoje (22), além de diretores e coordenadores pedagógicos, os professores de turmas do 3º ano do Ensino Fundamental conheceram detalhes do resultado. Os números indicam desafios e conquistas que nortearão os trabalhos para 2016.

Segundo a coordenadora de Avaliação da Semec, Giovanna Saraiva, os dados também serão usados pelos formadores do Centro de Formação Professor Odilon Nunes para direcionar as capacitações dos professores, orientado sobre a superação dos principais desafios. “Todos os sujeitos envolvidos com a educação municipal utilizarão os resultados do SAETHE como base para desenvolver as próximas ações. Essa é a principal importância de avaliar constantemente o trabalho, poder monitorar avanços e barreiras, construindo novas perspectivas”, finalizou.

Fonte: AsCom PMT