Estudantes participam de programação do Dia da Água no Lagoas do Norte

Prefeitura fez programação especial para a data em parceria com a Funasa e Campanha da Fraternidade

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado hoje, 22 de março, a Prefeitura de Teresina desenvolveu uma programação especial no Parque Lagoas do Norte. A ideia é destacar de formas diversas a importância da água para a sobrevivência humana, combatendo o desperdício e informando sobre as condições ideais de consumo.

Os estudantes das escolas municipais Minha Casa, Antônio Gayoso e Nossa Senhora da Paz participaram da manhã de atividades no parque. Além de refletirem junto com aos gestores municipais sobre a temática, as crianças e jovens assistiram a uma animação infantil no cineminha montado especialmente para o evento.

“O desenho falava sobre os cuidados que devemos ter para preservar a água do planeta”, contou Jasmin Silva, 8 anos, aluna da E. M. Minha Casa. Para ela, o Dia da Água é mais uma oportunidade de reunir toda a comunidade em um esforço comum. “Todos devemos ter essa consciência de não deixar torneira aberta e só usar o que for necessário”, afirma.

A turma também visitou as seis estações montadas pelos parceiros do evento especialmente para informar os visitantes sobre o tema. A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental da Fundação Municipal de Saúde, por exemplo, preparou uma tenda com explicações práticas sobre o monitoramento da qualidade da água e deu dicas sobre a forma correta de manter a caixa dágua limpa em casa.

Segundo Madalena Leal, gerente de Assistência ao Educando da Secretaria Municipal de Educação (Semec), o alerta é absorvido com facilidade pelos jovens e deve ser disseminado nas comunidades. “São aprendizados que eles levarão para a vida, conversando com o pai e a mãe sobre o consumo consciente e outros aspectos relacionados à água. Sem dúvidas, é um dia de importantes reflexões”, comenta.

De acordo com a bióloga e educadora ambiental do Programa Lagoas do Norte, Zelinda de Oliveira, cerca de 200 estudantes participarão das atividades durante todo o dia. Ela explica também que outras escolas podem agendar visitas para conhecer de perto o Lagoas do Norte. “Basta agendar com administração do parque, assim percorremos toda a extensão do parque explicando detalhes sobre fauna e flora existentes”, informa.

A programação do Dia da Água encerra às 18h com uma celebração eucarística. O evento é uma parceria entre Prefeitura de Teresina, Funasa e Campanha da Fraternidade 2016.

Fonte: Ascom PMT