Firmino Filho prestigia solenidade de abertura dos Jogos das Escolas Municipais de Teresina 2016

Competição dura até novembro e reúne 55 unidades de ensino.

Alinhando esporte e educação, a Prefeitura de Teresina deu início hoje (18) ao XXII Jogos das Escolas Municipais de Teresina – JETs 2016, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), com a participação de 55 unidades de ensino. O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, participaram da solenidade de abertura do evento na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Povoado Cerâmica Cil.

O torneio reúne jovens de 11 a 17 anos em competições esportivas individuais e coletivas. Serão jogos de futebol, badminton, xadrez, tênis de mesa, atletismo, futsal, handebol, voleibol e queimada, distribuídos em uma programação que segue até o mês de novembro. Além de estimular a prática esportiva e integrar os estudantes, o JETs é uma das seletivas para os Jogos Escolares da Juventude, levando centenas de estudantes às competições nacionais.

De acordo com o prefeito, o esporte não é apenas uma atividade de lazer, mas uma importante ferramenta de formação da cidadania. “O esporte traz princípios ligados a motivação, trabalho em equipe e respeito, entre outros. O esporte é a própria metáfora da vida, com suas adversidades e conquistas, semelhante à caminhada que trilhamos todos os dias. É importante também como ferramenta pedagógica. A educação de Teresina é motivo de orgulho para todos nós e parte dessa conquistar vem do trabalho com o esporte nas escolas”, destacou Firmino.

Durante a solenidade de abertura dos jogos, as escolas desfilaram e ergueram as bandeiras do Brasil, do Piauí e de Teresina, como é costume em grandes competições. A Pira Olímpica foi acesa pelo campeão piauiense de natação e aluno da E. M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Carlos Jordano. A escola também preparou uma apresentação artística com as alunas para animar a plateia e realizou uma intervenção para informar sobre o combate ao Aedes aegypti. Uma partida de futsal feminino deu início oficialmente à competição.

Fonte: AsCom PMT