Orgulho do Piauí: 1368 famílias recebem a chave da casa própria na zona Sul de Teresina

Minha Casa Minha Vida é um programa da Caixa executado por meio da PMT.

Ana Paula Santos, 35 anos, levou as duas filhas para o evento que considera que marcará sua vida para sempre: o dia em que recebeu as chaves da casa própria. Ela integra uma das 1368 famílias beneficiadas com a entrega do Residencial Orgulho do Piauí, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), na zona Sul de Teresina.

Por meio de transmissão simultânea, além da capital do Piauí, a presidenta Dilma Rousseff pôde entregar outras 4316 unidades habitacionais nos municípios de Feira de Santana (BA), Ananindeua (PA), Itabuna (BA), Itapeva (SP), Suzano (SP) e Votorantim (SP). Em Teresina, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, comemorou a ação. "É com uma felicidade muito grande que estamos entregando este residencial que mudará a vida de centenas pessoas", afirmou.

Para o Prefeito Firmino Filho, a parceria entre a atuação da Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Teresina tem contribuído diretamente para sanar o problema de deficit habitacional no município. "Temos que agradecer por essa grande parceria com o Governo Federal que já nos possibilitou a entrega de mais de 18.800 unidades habitacionais em Teresina. A certeza é de que cada um desses imóveis transforma a vida de milhares de famílias, que passam a ter um bem que podem deixar como herança para os filhos. Nosso trabalho, com o cadastro presencial, é para garantir que cada pessoa beneficiada seja realmente a que precisa e ganhará seu imóvel de forma honesta", ressalta. 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) é responsável pelo cadastro dos beneficiários. Foi através dele que Ana Paula conseguiu ser sorteada e recebeu as chaves do apartamento que irá morar com as duas filhas e o companheiro. "Sempre vivi de pagar aluguel, é uma felicidade sem tamanho passar a viver em um lugar que é nosso, que a gente tem condição de melhorar a vida dos nossos filhos. É alegria demais", comemora.

Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, após a entrega das chaves é essencial que os moradores ocupem os imóveis. “Agora, as famílias poderão ocupar e cuidar dos seus imóveis e isto é essencial já que cada proprietário tem nas mãos a garantia do seu local para morar”, destaca.

Na solenidade de entrega dos apartamentos estiveram presentes o ministro das cidades, Gilberto Kassab, prefeito Firmino Filho, o governador Wellington Dias, o vice-presidente de habitação da Caixa Econômica, no Piauí, Nelson de Sousa, a equipe de habitação da Semduh, além de deputados, vereadores e lideranças comunitárias da região. 

Fonte: AsCom PMT