Washington Bonfim debate administração pública em encontro de gestores

Entre os temas debatidos estão a economia atual, criação do Conselho das Cidades e planejamento

O secretário Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Washington Bonfim, participou do 7º Encontro de Comitês Gestores do Juntos, realizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, nos dias 2 e 3 de março. Durante os dois dias, os gestores públicos que integram a rede do programa, trocaram boas práticas e debateram problemas comuns às administrações municipais.

A crise econômica, a queda na arrecadação das receitas municipais e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estiveram entre os temas debatidos pelos gestores. O planejamento estratégico dos municípios, assim como a criação do Conselho das Cidades, também esteve em pauta. Teresina, aliás, deve criar seu conselho ainda este ano.

“Foi um encontro muito bom com ótimas trocas de experiência sobre como os municípios vem trabalhando com a criação do Conselho das Cidades e seus planejamentos estratégicos e também como a crise e a queda de arrecadação vem sendo trabalhada neste início de ano”, avalia Washington Bonfim.

O gestor lembra que Teresina vem buscando soluções para aumentar os níveis de arrecadação e otimizar os gastos públicos. Um estudo preliminar apontou que é possível otimizar R$ 20,1 milhões em despesas. “A reorganização dos gastos públicos é de extrema importância para o município de Teresina, principalmente por conta do cenário econômico nacional em que vivemos. Todo o trabalho está sendo feito dentro de um planejamento para que a população sai ganhando”, ressalta.

Juntos

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (Juntos) é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. Liderado pela organização social Comunitas, está presente em 12 cidades brasileiras. As frentes de aprimoramento de receitas e de redução de despesas do Juntos são desenvolvidas com a Falconi Consultores de Resultados, parceira técnica da Comunitas no Juntos.

Fonte: AsComPMT