Artesãos de Teresina serão homenageados nesta terça-feira (05)

Homenagem acontece às 8h, na sede da antiga Câmara Municipal, Rua Climatizada.

Como forma de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por mulheres e homens que protagonizam o segmento artesanal em nossa cidade, a Prefeitura de Teresina homenageia esses produtores amanhã (05), às 8h, com um café da manhã no prédio da antiga Câmara Municipal, situada na Rua Climatizada. O evento contará com a presença de dezenas de artesãos apoiados através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest).

Dentre esses artesãos estão aqueles pertencentes a grupos, associações e cooperativas locais, a exemplos dos artistas santeiros, ceramistas do Polo Cerâmico do Poti Velho, bordadeiras do Grupo Mulheres Bordadeiras do Parque Piauí e da Associação da Central de Compras de Bordadeiras de Teresina, produtoras da Galeria do Fabricante, artesãos do Mercado Central, produtoras de biojóias da Associação Bioart, fabricantes de bonecas da Associação Brincando de Boneca e artistas do Coletivo Salve Rainha.

O prefeito Firmino Filho também estará presente para manifestar sua admiração pelo ofício de artesão, considerado um dos mais antigos do mundo e de grande importância para nossa cultura e economia. A criação da Semest nesta gestão, em 2013, foi um passo fundamental para apoiar esses produtores de modo mais significativo.

O momento também será destinado à abertura de mais uma edição da tradicional feira da Rua Climatizada e Praça João Luís, que mensalmente reúne cerca de 120 artesãos da capital e é responsável por movimentar cerca de R$ 500 mil por ano. 

“O Dia do Artesão é comemorado no dia 19 de março. Não homenageamos nessa data, mas qualquer momento é certo para mostrar nossa admiração e respeito por esses artistas populares que, em meio a tramas, fios, fibras, texturas e cores, vão expressando em suas peças um pouco das suas vivências e sentimentos”, pontua o secretário municipal de Economia Solidária, Olavo Braz.

Independentemente da técnica e matéria-prima empregada, seja natural, reciclada ou industrializada, artesão é aquele que faz trabalhos manuais para criar produtos com criatividade e sob influência do seu meio. Recentemente esse ofício foi reconhecido através da Lei 13.180/2015, que regulamenta o trabalho do artesão. 

Fonte: AsCom PMT