CMEI Francisco de Assis cria Projeto Universo Encantado da Leitura

Iniciativa pretende despertar nas crianças o hábito de ler desde cedo

A manhã desta quarta-feira (20) foi de encantos no Centro Municipal de Educação Infantil Francisco de Assis, localizado no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina. Alunos e pais participaram do lançamento do Projeto Universo Encantado da Leitura, que pretende despertar nas crianças o hábito de ler desde cedo.

O lançamento foi marcado por apresentações musicais de cada turma e um momento de contação de histórias com a coordenadora de Literatura Infantil da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), Marilene Sousa. Marilene usou livros e objetos para envolver e prender a atenção da turminha.

Segundo a diretora do CMEI, Josélia Cristina, a ampla participação da família é um dos pontos essenciais para o sucesso do projeto. “Vamos trabalhar o gosto pela leitura e o despertar da expressão corporal. A expectativa é que os pais continuem com esse trabalho. Por isso, também vamos dar dicas de como montar espaços para contação de história em casa”, explicou a gestora.

O projeto de leitura envolve os 250 alunos da escola, destacando escritores locais e nacionais. As ações de aproximação com os livros permearão todas as demais atividades do CMEI, auxiliando no letramento e alfabetização. Para a pedagoga Glória Alcântara, o livro infantil é o principal instrumento do projeto. “A ideia é usar a paixão das crianças pelas histórias infantis para que elas conheçam as letras e os variados gêneros literários. Elas aprenderão a ler de forma divertida”, destacou.

A pequena Alícia Sofia, de três anos, já tem seus livros preferidos. Mesmo sem saber ler ainda, folheia as páginas e até reconta as histórias. “Eu adoro todos os livros”, contou a menina.

Fonte: AsCom PMT