Prefeito empossa novos conselheiros municipais de saúde

Dos 32 novos conselheiros, 16 são representantes dos usuários do SUS, 8 dos trabalhadores e 8 integrantes da gestão

O prefeito Firmino Filho empossou no fim da tarde desta quinta-feira (14) os 32 novos conselheiros municipais de saúde de Teresina. A solenidade foi realizada no Palácio da Cidade e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, e da presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Fátima Garcês.

Dos 32 novos conselheiros, 16 são representantes dos usuários do SUS, 8 dos trabalhadores e 8 integrantes da gestão. Eles atuarão no biênio 2016/2017. Após a posse dos novos conselheiros, será realizada eleição para escolha da nova mesa diretora, na qual serão escolhidos, dentre os eleitos, os ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente, secretário e vice-secretário.

Durante a solenidade de posse, o prefeito Firmino Filho destacou o papel dos conselheiros na formação de um sistema público de saúde mais eficiente. "Fazer um sistema de saúde eficar é uma necessidade da nossa nacionalidade, é uma necessidade de um país mais justo. Não podemos nos afastar disso. O trabalho de vocês é diferenciado".

O secretário Aderivaldo Andrade também ressaltou a parceria entre o Conselho Municipal de Saúde e a administração púplica. "A Secretaria estará à disposição para ajudar para que o Conselho funcione da forma como tem que ser".

Ex-presidente do Conselho, Ronaldo Mendes lembrou o caráter fiscalizatório da entidade. "Enquanto Conselho, tem que fiscalizar". "Vamos combater a epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya", complementou Elizeu Moreira, conselheiro eleito entre os representantes dos usuários do SUS.

Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde é regulamentado por lei e tem caráter permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

Confira a lista completa dos novos conselheiros:

Maria do Amparo Oliveira
Maria de Fátima Carvalho Garcez Oliveira
Maria de Jesus Lopes Mousinho Neiva
Francisco das Chagas de Sá e Pádua
Consolação de Maria Gomes Duarte
Conceição de Maria Soares de Andrade
Rosélia Cardoso Araújo Santos
Leila Pires Brandão de Almeida
Gervásio Tavares de Sousa
Francisca Sora Rodrigues da Costa
José Felipe Pinheiro do Nascimento Vieira
Maria Antonieta de Sousa Lima
Alcilinara Feitosa Moura
Afonso Ribeiro Alves Filho
José Inácio Schuck
Antônio da Cruz Alves dos Santos
Luis Gonzaga Costa
José Roberto Leite da Silva
José do Egito Moreira da Silva
Jean Daniel Maciel Soares
Elizeu Moreira Silva
Lucia Maria de Sousa
Durvalino Morais Nascimento
Maria Helena de Jesus Moreira
Maria de Jesus dos Santos Cruz Sousa
Raimundo Pedro dos Santos Filho (Monique Alves)
Ronaldo Lopes da Rocha Mendes
Napoleão Rodrigues Carreiro
Antônio Batista de Araújo
Amarildo de Sousa Aquino
José da Cruz de Sousa
Wagner Cardoso dos Santos Oliveira

Fonte: AsComPMT