Ação educativa marca início das atividades do Maio Amarelo

Foram entregues para os condutores panfletos educativos.

A Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e em parceria com os órgãos que compõem do sistema nacional de trânsito realizou hoje (5), uma ação educativa no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Avenida Miguel Rosa para dar início às atividades alusivas ao Maio Amarelo. Foram entregues para os condutores panfletos educativos como objetivo sensibilizar, conscientizar e convocar a sociedade para adotar um comportamento mais seguro e responsável no trânsito.

De acordo com a gerente de educação de trânsito da Strans, Samyra Motta, durante todo o mês serão realizadas ações educativas e de fiscalização em vários pontos da cidade. “Na verdade, o problema de acidentes de trânsito já é uma questão de saúde pública, por isso estaremos com os nossos parceiros realizando atividades para mostrar para as pessoas importância da mudança de comportamento no trânsito”, acrescentou.

A gerente enfatiza que o mau comportamento ainda é a principal causa dos acidentes de trânsito em Teresina, por isso é preciso que as pessoas repensem suas condutas. “Durante todo este mês vamos reforçar as nossas ações para alertar as pessoas no que diz respeito aos riscos que as pessoas correm por conta da falta de respeito às leis de trânsito”, acrescentou.

Um grupo de estudantes do Curso de Direito, da Faculdade Santo Agostinho, participou para ação. Para Letícia Melo, a atividade é muito importante para mostrar para as pessoas a necessidade de uma mudança de comportamento no trânsito. “Estamos participando dessa atividade e vamos levar material informativo para a faculdade, pois sabemos que muitas pessoas jovens têm sido vítimas de acidentes”, disse.

Para Evelin Geovana esse tipo de ação que visa conscientizar as pessoas é essencial para preservar as vidas. “Nós jovens precisamos ter consciência que o trânsito nos oferece muitos riscos e que se a gente não agir com responsabilidade seremos mais uma vítima de trânsito louco”, finalizou.

Maio Amarelo – Atenção Pela Vida

Inspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde. Pontos turísticos e prédios e monumentos públicos recebem uma iluminação especial. Em Teresina, a Ponte João Isidoro França – a Ponte Estaiada – em alusão ao mês ficará com a iluminação amarela.

Fonte: AsCom PMT