Centro Municipal de Educação no bairro São João beneficia 180 crianças

Em mais uma iniciativa de expansão da Educação Infantil na capital, a Prefeitura de Teresina reuniu os parceiros do Centro Social Satélite hoje (10) na solenidade de municipalização do Centro Municipal de Educação Infantil Francisca Marques. As Damas Satélite, a Fundação Banco do Brasil e o Lions Clube 8 de Outubro são apoiadores da creche localizada no bairro São João, que até o ano passado chama-se Jardim da Infância Menino Jesus.

Com nova pintura, ventiladores instalados e troca de lâmpadas, a creche que foi batizada de CMEI Francisca Marques, passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) e ampliou de 125 para 180 o número de crianças atendidas. São 23 funcionários e toda a estrutura para receber crianças de 3 a 6 anos, com turmas de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

A presidente do Centro Social Satélite, Lúcia Helena Coelho, conta que a escola nasceu do esforço das esposas de funcionários do Banco do Brasil no ano de 1970 e foi agregando voluntários. Com dificuldades para se manter, encontrou na disposição do Prefeito Firmino Filho uma oportunidade de garantir as atividades que beneficiam a população da região. “Nossa disposição não acabou, pelo contrário, encontrou nessa parceria mais força para manter o belo trabalho que vem sendo desenvolvido nesse espaço. Agradecemos ao prefeito por cumprir a promessa de manter os funcionários e homenagear nossa querida Francisca”, declarou.

O nome do CMEI presta homenagem à senhora Francisca Marques, voluntária que contribuiu com o Centro por 45 anos e deixou um legado de força e bondade. Durante o evento, sua neta Lidiana Marques falou sobre as contribuições da avó para a construção do futuro das crianças. “Ela adorava preparar os lanches, fazia questão de participar de todas as atividades da escola. Estamos muito honrados com essa linda homenagem”, agradeceu Lidiana.

Para o prefeito Firmino Filho, a municipalização do CMEI representa mais um passo importante para o futuro da criançada. “Estamos avançando de forma significativa na expansão da Educação Infantil. Esse é nosso compromisso com a cidade”, destacou. Firmino falou ainda da importância dos parceiros nessa caminhada. “Sozinhos não fazemos nada, é preciso contar com gente do bem ao nosso lado”, pontuou ao agradecer o trabalho das Damas Satélite.

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, também agradeceu as contribuições dos parceiros e aproveitou para anunciar melhorias imediatas no prédio, como a climatização de todas as salas. “Todos os investimentos na cidade são importantes, mas nada se compara ao que fazemos pela educação. Se queremos saber como será o futuro dessas pessoas, vamos observar o que fazemos por elas agora”, afirmou.

A diretora do CMEI, Ana Zélia, reafirmou o compromisso da gestão com o aprendizado de cada criança.“É com grande prazer que assumo a direção dessa escola. Sabemos que não será tarefa fácil, mas estamos empenhados em oferecer a ampliação das experiências das crianças. Estamos trabalhando as habilidades de cada ano escolar afim de atingir todas as metas a curto, médio e longo prazo”, concluiu a diretora.

Fonte: AsCom PMT