Rede Municipal de Teresina tem quase 1000 salas de aula climatizadas

O clima ameno auxilia na concentração dos alunos e facilita o trabalho dos professores.

Para afastar o calor de dentro das salas de aula nas unidades de ensino da Rede Municipal, a Prefeitura de Teresina intensificou o processo de climatização das escolas, ampliando de 65 para 90 o número de unidades que passaram a contar com aparelhos de ar-condicionado desde o final de 2015.

O clima ameno auxilia na concentração dos alunos e facilita o trabalho dos professores, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), são 991 salas de aula climatizadas. Os splits estão sendo instalados de acordo com um cronograma de prioridades, onde as escolas com maior número de alunos matriculados já usufruem do benefício. São 15 Centros Municipais de Educação Infantil e 75 escolas de Ensino Fundamental.
É o caso da Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso, localizada no bairro São Joaquim, que recebeu a climatização junto com a ampla reforma do prédio. A escola atende 900 alunos do Ensino Fundamental e mais 1.200 na Educação de Jovens e Adultos. “A climatização elevou inclusive nossas expectativas quanto aos resultados gerais da escola”, comentou o diretor Joaquim José Cruz Filho.

Mais oito unidades de ensino estão recebendo a climatização atualmente, o que representa 74 salas de aula mais agradáveis para os estudantes já nas próximas semanas. Além da instalação dos aparelhos, a Prefeitura realiza as adequações físicas e no sistema de energia, para que os splits não sobrecarreguem os demais eletrônicos. Esta semana, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, autorizou também a climatização do CMEI Francisca Marques, municipalizado recentemente, e da Escola Municipal Deoclécio Dantas.

Fonte: AsCom PMT