Comunidade em festa recebe a Tocha Olímpica no Lagoas do Norte

Diversas manifestações culturais foram realizadas durante o evento.

A comunidade de toda a zona Norte de Teresina se reuniu hoje (10) para assistir ao revezamento da Tocha Olímpica no Parque Lagoas do Norte. A Chama símbolo dos Jogos que serão disputados no Rio de Janeiro foi recebida com festa, diversas manifestações culturais e muita alegria.

Com tradição em prática esportiva e eventos festivos, o Parque Lagoas do Norte fez da recepção à Chama Olímpica um palco para dez apresentações artísticas, que deram um brilho especial ao evento.

“Toda a nossa cultura está representada aqui hoje, nessa festa. O Parque Lagoas do Norte, mais uma vez, fez um evento para pessoas de todas as idades. É lindo de ver e de participar. Tem espaço para as crianças, dança, esporte, fé e, sobretudo, respeito às diferenças. Acho esse lugar mágico”, declarou Joana Sampaio, moradora do Poti Velho.

Apresentaram-se no palco do Lagoas do Norte os grupos Afro de Dança União das Raças; Afro Ijexá; Afro Ilê Oya Tade; Afro Cultural Coisa de Nêgo; Movimentação Capoeira; Samba no Coreto; Boi Estrela da Lua; Capoeira Raízes do Brasil; Zoin de Circo; e Gonzaga Lu e Banda.

O evento teve ainda aula de zumba e muito movimento nas quadras e na pista de skate.

Réplica

Durante a espera pela passagem da Chama Olímpica, a comunidade se divertiu com uma réplica da tocha, produzida por seu Albertino Ribeiro, morador do bairro Nova Brasília e membro do Comitê Lagoas do Norte.

“Resolvi fazer uma réplica da tocha para homenagear o Programa Lagoas do Norte, que já trouxe muitos benefícios aos bairros da zona Norte e vai trazer ainda mais, nessa segunda etapa. Os arcos olímpicos da minha foram feitos aproveitando material reciclável, um tema muito discutido com as comunidades que fazem parte do Programa. O amarelo simboliza o barro arenoso e o seixo grosso; o verde representa o meio ambiente; o vermelho faz alusão à queima na produção de filtros, tijolos e cerâmica; o azul é a água de nossas lagoas; e o preto é a argila do nosso solo. Coloquei ainda um recipiente com um pouco de água, representando o saneamento básico trazido pelo Lagoas do Norte”, explicou Albertino Ribeiro.

No momento da passagem da Tocha Olímpica na rua São Félix, início do Parque Lagoas do Norte, a comunidade festejou e se emocionou bastante.

“Eu venho a todo movimento que tem aqui nesse Parque, mas acho que essa passagem da Tocha foi a coisa mais bonita que já aconteceu por aqui. Tem tanta gente, todo mundo se divertindo e vendo um símbolo do esporte mundial. Eu gosto muito de esporte, sempre assisto aos Jogos Olímpicos pela TV. É a primeira vez que vejo a Tocha Olímpica e estou emocionada. Sinto como se estivesse mais perto da Olimpíada e dos atletas. Foi lindo”, encerrou dona Francisca Rodrigues, moradora do conjunto Lagoa Azul.

Fonte: AscomPMT