Livro “As Emoções da Leitura” foi lançado na 14ª edição do SALIPI

A obra é uma coletânea de textos do Projeto Luneta.

O Salão do Livro do Piauí (SALIPI) foi palco do lançamento de mais uma obra construída pelos alunos da Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista. O livro “As Emoções da Leitura” foi lançado na ultima sexta-feira (17), durante a programação oficial do evento, na Universidade Federal do Piauí.

A obra é uma coletânea de textos, com temas livre e diversidade textual: poemas, crônicas, textos narrativos, dissertativos, opinativos, descritivos e relatos de experiências de 126 estudantes participantes do Projeto Luneta, que faz da leitura uma pratica prazerosa, atraente, dinâmica e constante na rotina das crianças.

Incentivados pelos professores, os alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos trabalharam para a produção e lançamento da obra, que já está em sua 10ª edição. A escolha do título e da ilustração é realizada através de concursos.

Este ano, o livro foi batizado pelo estudante Thallyson Pereira dos Santos, do 6º ano, que se inspirou nas emoções sentida durante a realização da leitura. Já a ilustração da capa é de autoria de Nádyla Lima Borges, estudante do 6º ano.

“São alunos de 6 a 48 anos, com produções diversas, fruto de um amplo projeto de incentivo a leitura”, informa a professora Luiza Maria Silva, responsável pela organização do livro.

Segundo Irene Lustosa secretária executiva da Semec, está é uma iniciativa que sempre terá o apoio da Secretaria. “Praticas como essa da Escola Municipal Delfina Borralho devem ser repetida, projetos de incentivo a leitura sempre são bem vindos”, diz Irene.

Após o lançamento os autores, realizaram a troca de livros, onde o visitante doa um livro de literatura infantil e recebem um escrito pelos alunos. A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) parabenizar a escola pela iniciativa de mostrar para os alunos a importância da leitura. 

Os alunos irão realizar o relançamento do livro com um sarau literário na própria escola na próxima quinta-feira (23).

Sobre o Projeto Luneta

O projeto existe desde 2006 quando foi lançada a primeira edição do livro, o objetivo do projeto é fazer da leitura uma pratica prazerosa, atraente, dinâmica, participante e constante em situações cotidianas. Onde sugere um trabalho interdisciplinar contemplando diversos conteúdos, adequando-os a cada série, através de oficinas de leituras.

Fonte: AsCom PMT