Prefeito entrega reforma do Centro de Convivência no Parque Mão Santa

Centro atende cerca de 60 crianças e adolescentes da região

Os moradores do Parque Mão Santa receberam ontem as obras do Centro de Convivência Cajueiro. O local passou por ampla reforma em suas instalações físicas para poder ofertar melhores condições de trabalho aos profissionais que trabalham no local e também às pessoas assistidas. A entrega da reforma foi feita pelo prefeito Firmino Filho e pela secretária municipal de Assistência Social, Mauriceia Neves, além de demais secretários municipais.

O Centro de Convivência Cajueiro atende mensalmente cerca de 60 crianças e adolescentes dos bairros Planalto Uruguai, Vila Santa Bárbara, Loteamento Esplanada do Uruguai, Vila Teresa Brito e Vila Planalto Uruguai. No local são oferecidos espaços de convivência social, oficinas de dança e capoeira, entre outros. O local funciona desde 2009 e recebeu obras de reforma com investimentos de R$ 168.780,14, oriundos do Governo Federal e da Prefeitura de Teresina.

Segundo o prefeito, com a reforma, se proporciona um ambiente mais humanizado e dinâmico de atendimento. “A assistência social tem buscado inovar, como fez com o Lar de Santana, com a construção dos Centros de Convivência do Idoso, implantação da Central de Libras, Abrigo Reencontro, entre outras estruturas de assistência social que foram implantadas. O coroamento dessas ações foi o recebimento do título “Prefeito Amigo da Criança”, porque estamos garantindo o futuro da nossa meninada com essas ações”, pontuou.

A secretária de assistência social, Mauriceia Neves, destaca que são muitas as obras de reforma e ampliação das unidades de atendimento em assistência social. “Temos mais de 20 unidades que estão passando ou passaram por reformas. O Centro de Convivência é para fortalecer vínculos entre as famílias, a sociedade. Aumentando o espaço, temos mais condições de ofertar serviços de melhor qualidade. O Centro de Convivência Cajueiro já tem uma representatividade bem grande no Parque Mão Santa, mas por meio dessa reforma, tivemos condições de garantir melhores de trabalho, melhor atendimento e, principalmente, uma estrutura que pudesse garantir a acessibilidade”, comentou ela, destacando que hoje mais de 5700 pessoas são atendidas nas unidades de assistência social. 

Ao todo, Teresina dispõe de 82 Centros de Convivência, entre unidades próprias, conveniadas e não governamentais, espalhadas em todas as regiões da cidade. Maria Gilma Costa, moradora da comunidade do Parque Mão Santa, comemorou a entrega da obra. Ela conta que tem um filho de 10 anos que é atendido pelo Centro. “Meu filho participa das atividades desse Centro há três anos. Hoje ele é uma criança bem desenvolvida, com talento em várias áreas. Ele desenha muito bem, além de ter melhorado a escrita e a leitura. Em casa, nosso relacionamento também melhorou bastante, já que ele passou a ter mais respeito e amor com a gente”, comemora a mãe.

Fonte: AsCom PMT