Prefeitura inaugura hoje o Parque Estação da Cidadania

Ao todo são 8,3 hectares de área que será disponibilizada à população, com uma estrutura adequada à prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização.

Teresina vai ganhar um novo cartão postal e um local agradável para quem gosta de natureza, esporte e vida saudável. O Parque Estação Cidadania será inaugurado nesta sexta, 24 de junho, ás 18 hrs. O parque está localizado por trás da estação central do metrô, no cruzamento entre a Frei Serafim e a Miguel Rosa e trata-se do mais novo espaço de lazer da capital. Ao todo são 8,3 hectares de área que será disponibilizada à população, com uma estrutura adequada à prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização.

"Estamos tendo a preocupação de oferecer para a cidade este espaço que é completo, onde poderão ser desenvolvidas atividades esportivas e de cultura, um espaço para as crianças e seus pais terem momentos ao ar livre porque aqui será arborizado, para os jovens se encontrarem, participarem dos eventos culturais, praticarem esportes e para o convívio dos teresinenses e das pessoas que visitarem nossa cidade", destaca o prefeito Firmino Filho durante visita ao local.

O parque da Cidadania possui anfiteatro com capacidade para 1.500 pessoas, palco com camarim e banheiros, o espelho dágua, pergolados, a maior pista de skate do Nordeste, concebida em parceria com a Associação dos Skatistas, museu de arte santeira, fontes luminosas, pistas de caminhada e ciclismo e estacionamento, além de um belíssimo lago. Ao todo, a obra foi orçada em R$ 12 milhões, em recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Teresina e executada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte.

O superintendente da Sdu Centro-Norte, João Pádua, esclarece à população que as normas de funcionamento do Parque da Cidadania ainda estão sendo definidas. "A Prefeitura ainda está decidindo o modelo de gestão, mas neste primeiro momento não serão permitidas entradas de animeis nem ambulantes. O Parque deve abrir de 8h às 10h e das 16h em diante, nos moldes da Potycabana e do Parentão", informa.

Junto com a obra do Parque da Cidadania a Prefeitura construiu um viaduto interligando o parque à avenida Miguel Rosa, passando por cima dos trilhos do metrô. Também foram construídas duas passarelas, o bicicletário, uma academia e playground. A execução da obra foi acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de um local muito próximo a um sítio arqueológico.

Fonte: AsCom PMT