Senadora Regina Sousa incentiva produção de cajuína no Piauí com destinação de emenda

Emenda parlamentar no valor de R$ 240 mil garante a compra de caminhão, quatro mini tratores e 30 kits de irrigação.

Com emenda destinada pela senadora Regina Sousa (PT-PI) à Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi) foram adquiridos um caminhão, quatro minitratores e 30 kits de irrigação no valor de R$ 240 mil. Os produtores se reuniram na sede da entidade para agradecer à parlamentar pelo apoio e apresentar o veículo que vai ajudar no trabalho dos cooperados.

A senadora Regina Sousa disse que não promete, apenas que vai “ver o que pode fazer”. E no ano passado reunida com os produtores disse que iria destinar emendas que eram do então senador Wellington Dias para a Cajuespi adquirir o caminhão. E brincou dizendo que os mini tratores e os kits foram o contrapeso.

“Vamos plantar mais caju, fazer mais cajuína e se preocupar com a irrigação,” comentou Regina Sousa que sugeriu a realização de cursos de produção de mudas de caju. “Isso é uma forma de ajudar o pequeno produtor que pode vender pequenas quantidades para outros produtores.”

O presidente da Cajuespi, Lenildo Lima contou que foi a primeira vez que a entidade recebe ajuda institucional. Ele agradeceu à senadora pelo apoio aos produtores de cajuína, patrimônio cultural brasileiro. E relatou que os eles estão há cinco anos sofrendo com a falta de chuvas no Estado. E pediu ajuda para a realização do IV Festival da Cajuína em agosto deste ano. “ É preciso mais uma senadora igual a esta para as coisas melhorarem.”

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma também participou da reunião e falou das ações do governo do Estado em prol da cajunocultura e lembrou que desde que assumiu a pasta tem a missão de ajudar os seguimentos produtivos no Piauí.

Cooperados de vários municípios participaram da reunião para agradecer a liberação da emenda, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, para a compra de veículos e materiais para a Cajuespi criada em 2005. No Estado existem mais de 120 fábricas de cajuína.

Fonte: Acesse Piauí