Vila Bandeirante recebe ação da Segurança Alimentar e Nutricional

Na ação foram realizadas várias atividades.

Ocorreu no último sábado (4) uma mobilização social voltada para o atendimento das famílias da Pastoral da Criança e do CRAS Leste II. A ação foi uma realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional, e do COMSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Teresina).

Na ação foram realizadas várias atividades, dentre elas, teatro com fantoches para as crianças, avaliação e orientação nutricional dos estudantes da UNINOVAFAPI, serviço de estética e beleza pelos profissionais do SENAC, palestra sobre serviços que a SEMTCAS disponibiliza para os usuários e outra sobre a Alimentação Adequada e Saudável, pelo COMSEA; realização do cadastro para passe livre para pessoas com deficiência e idosos, e CadÚnico. Os participantes ainda receberam orientação sobre como montar um prato saudável e, por fim, um lanche foi oferecido pela CEAPI e pela SDR Estadual.

"A ação acontece no sentido de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, assegurando, ainda, a participação social e gestão intersetorial no Sistema, na política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”, ressalta Ana Diva, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da SEMTCAS.

Criado em 24 de junho de 2014, pela Lei 4.593 e regulamentado pelo decreto 14.531 de 11 de novembro de 2014, o COMSEA Teresina é um órgão vinculado a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), e funciona no prédio do Centro Nacional de Cultura da Justiça (CENAJUS).

É dever do poder público, em todos os níveis, da família e da sociedade em geral respeitar, proteger, promover e garantir a realização do direito humano à alimentação adequada.

Fonte: AsCom PMT