Moradores da zona Norte recebem hidrômetros para medição de água

A ação serve para complementar a rede de esgotamento sanitário que foi implantada recentemente

A Prefeitura de Teresina deu início à substituição e instalação de 1.470 hidrômetros em residências dos bairros São Joaquim e Matadouro, área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. A ação serve para complementar a rede de esgotamento sanitário que foi implantada recentemente na região, beneficiando diretamente 16 mil pessoas, e está orçada em aproximadamente R$ 295 mil, com recursos do Ministério das Cidades.

O aparelho, que serve para registrar o consumo de água que resulta na conta no final do mês, tem que ser trocado em caso de vencimento da validade ou se houver problemas de medição, causado por inúmeros fatores como o desgaste natural e falha no equipamento.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Tarcysio Ferreira, a manutenção da medição da água fornecida evita o desperdício. “A troca dos hidrômetros também significa a preservação ambiental porque induz o uso consciente da água e o combate ao desperdício. O Programa Lagoas do Norte segue realizando ações que visam à melhoria da qualidade de vida da população”, declara.

Os novos hidrômetros estão sendo instalados em muros e fachadas de cada residência e a troca não terá custos para o consumidor. O prazo para a execução da obra é de três meses.

“Eu estou muito satisfeito com o serviço porque eu gastaria um dinheiro que não tenho para comprar o aparelho e mandar instalar. Como eu passo o dia inteiro trabalhando, já aconteceu algumas vezes de me mandarem uma conta muito alta, que não condizia com a realidade, porque não tinha ninguém em casa quando o agente que media a água passava. Agora eu não corro mais esse risco porque o hidrômetro já está na calçada, além de ser uma medida de segurança, já que não vai mais ser preciso entrar na casa para gerar o valor da conta de água”, avalia o morador do bairro Matadouro, contemplado com a ação, Edinaldo de Araújo.

A ação é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), através do Programa Lagoas do Norte.

Fonte: AsCom PMT