Feira do Agricultor oferece produtos livres de agrotóxico

Evento permite comércio direto

A procura por produtos livres de agrotóxicos vem crescendo em todo país, e Teresina não é diferente. Na cidade, toda primeira e ultima sexta-feira é realizada a Feira do Agricultor, onde os os alimentos podem ser comercializados diretamente pelo agricultor familiar.

Quem vem ao local encontra banana, alface, macaxeira, goiaba e até feijão. São mais de 60 variedades de frutas, verduras e legumes disponibilizados na feira. Os produtos possuem selo de qualidade, livres de defensivos agrícolas e podem ser encontrados a partir de R$ 2,00.

O evento é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), envolvendo ainda a Embrapa, o Sebrae, a UFPI, o Ministério da Agricultura, a SDU Centro Norte e o COMSEA, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Teresina.

“A importância desse evento é a oferta de produtos sem agrotóxicos, a um preço mais justo, diretamente a comunidade. É direto do produtor para a comunidade, sem atravessador, dando mais qualidade e fornecendo uma alimentação saudavel, com a proposta de trabalhar com a produção orgânica envolvendo agricultores familiares,garantindo uma renda para eles ” disse Ana Diva Macêdo,gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da SEMTCAS.

Raimunda Januário da Silva é uma das sete agricultoras que comercializa no local. Os produtos dela são cultivados na horta comunitária Ave Verde. “Nossos produtos têm uma boa saída. Onde a gente está, que anuncia, está chegando mais cliente. A cada dia, mais clientes novos aparecem”, destacou a agricultora.

A feira é aprovada pela população. “Eu achei ótimo porque a gente tem uma certa dificuldade de encontrar esses produtos. Então, pra mim foi muito bom”, falou a auxiliar de serviços gerais, Maria Pereira.

“Aqui temos vários produtos orgânicos livres de agrotóxicos, é uma boa opção. Hoje estou procurando investir mais na saúde”, relatou a contabilista Luara Freitas.

Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.

Fonte: AsCom