Saci recebe 43ª edição da Faxina nos Bairros

O objetivo é eliminar criadouros do Aedes aegypti

Em homenagem aos 38 anos do bairro Saci, a Prefeitura de Teresina realizou na manhã de hoje (26), a 43ª edição da operação "Faxina nos Bairros" na região. O objetivo é eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Dia 2 de dezembro a Prefeitura realizará, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, o Dia D de combate à Dengue, a partir das 8h, na praça do bairro Poty Velho, zona norte. A Faxina nos Bairros é uma ação permanente de combate ao Aedes Aegypti e é resultado de uma parceria entre Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) e comunidade. Em 42 edições da atividade já for recolhidos 4.646 toneladas de lixo da capital. Durante toda a semana que a antecede, agentes de saúde percorrem o local fazendo um trabalho de educação em saúde junto aos moradores, para que eles juntem todo o material inservível, que possa acumular água e que não é recolhido pela coleta de lixo domiciliar rotineira, e coloquem na calçada no sábado, quando esse material será recolhido pelas equipes de limpeza.

"A população tem contribuído com nosso trabalho, mas precisamos alertar aquela parcela de pessoas que ainda não se preocupam com a limpeza de suas residências, pois mesmo uma tampinha de garrafa descartada incorretamente pode se tornar um criadouro do mosquito", explicou o presidente da FMS Francisco Pádua. Keline dos Santos, dona de casa moradora do Saci, conta que como sua vizinha trabalha o dia inteiro e não tem tempo, ela se encarrega de limpar o quintal de ambas. "Eu cuido porque não quero que ninguém da minha família adoeça, mas os outros precisam ajudar", diz ela.

Para isso, além da limpeza e recolhimento de lixo, o sábado da faxina também é dia de trabalho educativo: os agentes de endemias realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir, além de vistoriar recipientes que os moradores usam para estocar água para consumo, como baldes e caixas dágua.

A Faxina nos Bairros é mais uma ação no combate ao aedes aegypti. A FMS continua trabalhando a questão educativa com a realização de palestras e ações em escolas, empresas e outros locais. Estão sendo formados também multiplicadores de informação com a realização dos cursos de capacitação para controle e prevenção de dengue, zika e chikungunya.

Fonte: AsCom