Limpeza e educação para evitar doenças é o foco da Faxina nos Bairros

Neste sábado (28) a operação chega aos bairros Piçarra, Pedra Mole, Itararé II e Nossa Senhora das Graças~

NA Faxina nos Bairros segue com força total em sua 47ª edição. Promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), a operação neste sábado (28) chega aos bairros Piçarra, Pedra Mole, Itararé II e Nossa Senhora das Graças.

A ação tem por objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya. Todos os sábados são selecionados quatro bairros em cada zona da cidade para receber um mutirão de limpeza e educação, onde os moradores são incentivados a realizar uma faxina em suas casas e depositar nas calçadas todo o lixo inservível (inclusive os de grande porte como móveis e eletrodomésticos velhos) para recolhimento pelo caminhão da SDUs.

“A população é avisada por carros de som e nas visitas dos agentes de saúde e endemia, então uns dois dias antes da faxina a SDU já começa o trabalho de capina nas áreas e no sábado é o dia D”, explica a gerente de zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. Neste dia D é feita ainda uma caminhada educativa, em que a população recebe panfletos sobre o tema e é orientada a realizar o descarte correto do lixo, evitando o acúmulo de água e a reprodução do mosquito, que tem preferência por estes ambientes.

A Faxina nos Bairros acontece desde o final de 2015 e em 46 edições já recolheu mais de 4.528 toneladas de lixo em toda a cidade. “Trata-se de um trabalho conjunto entre poder público e população, por isso pedimos a colaboração de todos para manter nossa cidade livre das doenças causadas pelo Aedes”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Para isso precisamos manter o ambiente limpo, sem objetos que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. Ou nós acabamos com o mosquito ou o mosquito acaba com a gente”, finaliza a diretora.

Cronograma Faxina nos Bairros – 28.01.2017

Zona Centro/Norte: Piçarra

Ponto de Partida: Igreja São Raimundo

Quadrante: Av. Miguel Rosa, Av. José dos Santos e Silva, Rua Picos, Rua Desembargador José Messias, Rua Mato Grosso, Av. Higino Cunha, Rua Higino Cunha, Rua Goiás, Ferrovia

Zona Leste: Pedra Mole

Ponto de Partida: UBS Anita Ferraz

Quadrante: Vila Anita Ferraz, Vila Nova, Conjunto Pedra Mole

Zona Sudeste: Itararé II

Ponto de Partida: Praça do Bambu

Quadrante: Avenida Joaquim Nelson, Avenida Monsenhor Zaul Pedreira, Avenida Noé Mendes

Zona Sul: Nossa Sra das Graças

Ponto de Partida: Praça da Capelinha Palha

Quadrante: Av. Joaquim Ribeiro, Av. Jo´se dos Santos e Silva, Rua São Francisco, Av. Nações Unidas, Rua 7 de Setembro.

Fonte: AsCom