Teresina recolheu 427 toneladas de lixo reciclável ano passado

Os pontos de coleta seletiva estão espalhados pela cidade. Saiba onde estão os pontos e como proceder

Conscientizar a população em relação ao consumo sustentável e à preservação do meio ambiente. Com esse objetivo, a Prefeitura de Teresina recolheu, durante o ano passado, 427 toneladas de lixo reciclável, por meio dos 14 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade e do recolhimento em empreendimentos que solicitem o serviço. 

De acordo com Vicente Moreira, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, os 14 PEVs recolhem resíduos que ainda podem ser reciclados ou reutilizados. "Além de ser um sistema de coleta de resíduos recicláveis, é também um importante mecanismo de conscientização ambiental para a comunidade”, ressalta.

Vicente Moreira acrescenta ainda que é realizada a coleta seletiva em condomínios, empresas, órgãos públicos e demais estabelecimentos que solicitem o serviço de recolhimento do lixo reciclável. "Nós cumprimos um calendário que foi planejado de acordo com a necessidade do recolhimento do lixo em cada órgão. A coleta seletiva é realizada em carros com compartimentos exclusivos e não tem custos para as pessoas que solicitam os serviços, porque é uma forma da Prefeitura de Teresina fomentar a sensibilização da sustentabilidade ambiental", finaliza o secretário executivo.

Para participar da coleta seletiva, a população deve fazer a separação dos resíduos, colocá-los em recipientes/sacos diferentes para cada tipo de material e enviá-los a um dos 14 PEVs espalhados pela cidade. Para facilitar a coleta, os contentores são identificados pela cor e tipo de material (vermelho – plástico, verde – vidro, azul – papel, amarelo – metais). 

Os Pontos de Entrega Voluntária em Teresina são: 

Cabral - Praça Edgar Nogueira
Vermelha – Av. Barão de Gurguéia, Praça Nossa Sra. de Lourdes 
Ponte Estaiada – Av. Raul Lopes, próximo ao Mirante da Estaiada 
Fátima – Av. Nossa Sra. de Fátima, Praça da Igreja N. Sra. de Fátima
Morada do Sol – Av. Dom Severino com Rua Jaime da Silveira 
Ilhotas – Av. Mal. Castelo Branco, próximo ao campo de futebol society 
São Joaquim – Lagoas do Norte 
Poty Velho – Parque Encontro dos Rios 
Centro – Av. Frei Serafim, próximo ao colégio Sinopse 
Mocambinho – Praça da Telemar
Saci - Avenida Principal, Praça das Palmeiras
Tancredo Neves – Carvalho Mercadão 
Tabuleta – Av. Barão de Gurgueia, Supermercado Carvalho 
Promorar – Praça da Igreja Católica

Fonte: AsCom