Viveiros da Prefeitura atenderam quase 1.500 pessoas em janeiro

Foram doadas 12.436 mudas de plantas nativas e frutíferas.

O Projeto Teresina Mais Verde atendeu aproximadamente 1.500 pessoas somente no mês de janeiro. Foram doadas 12.436 mudas de plantas nativas e frutíferas nos Viveiros Municipais localizados na capital.

O engenheiro agrônomo Clóvis Júnior, Coordenador do Plano Municipal de Arborização, explica que durante o período chuvoso a procura por mudas aumenta. “As pessoas aproveitam as chuvas para plantar mais árvores em suas casas, por isso acreditamos que esse ritmo se mantenha crescente nos primeiros meses do ano”, afirma.

São três os Viveiros Municipais: um na Avenida Raul Lopes, Zona Leste; um na Avenida Duque de Caxias, no bairro Mocambinho, Zona Norte e o terceiro no Km 7, BR 316, na Zona Sul e ainda um quarto posto de distribuição, na Gerência de Serviços Urbanos Sul (GSU-SUL). Cada Viveiro possui uma variedade de 50 espécies de plantas.

No começo do ano, no Viveiro da SDU Centro/Norte foram atendidas 721 pessoas e doadas 6.980 mudas, e no Viveiro da SDU Leste foram realizados 712 atendimentos e 4.961 mudas doadas.

A doação das mudas é feita exclusivamente para o município de Teresina, tanto zona urbana quanto rural. Os interessados devem se dirigir a um dos pontos levando documento de identificação e comprovante de residência. No ato da entrega das plantas o cidadão recebe orientações de plantio e cuidados, e é efetuado um cadastro para que, no futuro, seja feita pesquisa de aproveitamento no programa.

“Temos técnicos capacitados para orientar a população sobre que tipo de muda se adequa melhor ao ambiente e como deve ser feito o plantio da árvore.”, enfatiza Clóvis Júnior.

Cada pessoa pode receber, gratuitamente, até 10 mudas, dependendo da área disponível para plantio. São disponibilizadas mudas frutíferas e nativas como mangueira, cajueiro, caneleiro, ipê mirim, flamboyant e outras.

Fonte: AsCom