Dia Regional da Árvore é celebrado com plantio de ipês em escola municipal

Os alunos também receberam material educativo

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Eurípedes de Aguiar, localizada no bairro Marquês, zona Norte de Teresina, tiveram uma aula diferente na manhã de hoje. A turma participou de uma ação em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado oficialmente nas regiões Norte e Nordeste no dia 24 de março. Além do plantio de ipês na escola, eles receberam material educativo e foram sensibilizados sobre a preservação do meio ambiente.

A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), e da Coordenação de Arborização de Teresina, além de contar com o suporte dos educadores da unidade de ensino.

Durante a atividade, foram plantados três ipês, sendo dois brancos e um amarelo, de aproximadamente um metro de altura. Os alunos se comprometeram em cuidar devidamente das árvores. Toda semana um pequeno grupo ficará responsável por fazer esse acompanhamento.

O secretário executivo da Semam, Leonardo Madeira, participou da ação e conversou com a turma, dando orientações sobre a necessidade de cuidar do nosso meio ambiente.“Há 50 anos, por exemplo, a nossa cidade era bem mais agradável, mas com o seu crescimento foram sendo retiradas árvores das nossas ruas, dos nossos quintais. Então é preciso que façamos esse replantio. Precisamos nos proteger em uma cidade como a nossa, em que a maior parte do ano tem altas temperaturas. Isso traz desconforto para nós. Dessa forma, essa ação vem para conscientizar sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente, das nossas árvores, do quanto elas são fundamentais no nosso bem estar”, disse o gestor.

DEMAIS REGIÕES CELEBRAM EM SETEMBRO

Nas demais regiões do país, o Dia da Árvore é celebrado no dia 21 de setembro. Nos estados do Norte e Nordeste, a data é comemorada no dia 24 de março, em razão da diversidade climática dessas áreas do Brasil. 

A data tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem estar dos cidadãos.

Fonte: Ascom/SEMAM