Trote ecológico faz plantio de 85 mudas no balão da Avenida Cajuína

Prefeitura está distribuindo mudas por toda a cidade e conscientizando a população em alusão à Semana da Árvore

Para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Prefeitura de Teresina segue as ações da Semana da Árvore, com uma programação intensa de plantio e distribuição de mudas por toda a cidade. Na manhã desta quarta-feira (29), foi realizado, no balão da Avenida Cajuína, o plantio de mudas durante o Trote Ecológico da Faculdade Estácio Ceut. O evento contou com a parceria da SDU Leste e a participação de diretores, professores e alunos da faculdade. 

De acordo com Clóvis Freitas Júnior, coordenador de arborização de Teresina, o objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores na cidade. “Todos sabemos que as árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, melhoram o clima da cidade, ajudam na manutenção da paisagem natural, têm efeito anti-erosivo, diminuem o efeito do assoreamento dos rios e ajudam na manutenção das matas ciliares, dentre muitos outros. Durante essa Semana, nas ações de arborização, vamos realizar o plantio de 500 mudas de plantas nativas e frutíferas, além da doação e distribuição de mais 1.500”, explicou.

O coordenador também informa que os trabalhos acontecem em parceria com a SDU Leste. “A SDU faz a limpeza da área que vai receber a arborização, retirando as árvores mortas. Então nossos técnicos fazem as covas e realizam os plantios”, disse.

De acordo com João Pádua, superintendente da SDU, a parceria é importante principalmente no tocante à preservação ambiental da cidade. “Estamos sempre disponíveis para a coordenação, pois acreditamos nesse trabalho. Vale lembrar que a população também pode contribuir realizando as podas de manutenção em árvores localizadas em área privada, prevenindo dessa forma, a perda da árvore, além de embelezar a cidade”, disse o gerente. 

A ação teve o plantio de espécie como Mangueira, Curupita, Ipê Rosa, Oiti e a flamboiã.

Programação

As atividades da Semana tem continuidade na quinta, dia 30, às 8h30, em que acontecerá a arborização da Praça Edgar Nogueira, localizada perto dos tribunais de Justiça e Eleitoral. Na oportunidade também serão distribuídas mudas para os funcionários através da campanha Sombrear para Melhorar, do TRE-PI.

Encerrando as atividades da Semana da Árvore, na sexta-feira (31), às 8h30, será realizada a rearborização da Praça da Bandeira, localizada no centro de Teresina, com participação de representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SDU Centro/Norte e Secretaria Estadual da Cultura.

Por AsCom