CEUs de Teresina serão referência para o Programa ID Jovem

Informação foi dada em visita do secretário nacional da Juventude ao prefeito Firmino Filho

A Prefeitura de Teresina vai transformar os CEUS (Centro de Artes e Esportes Unificados) em pontos de referência para o programa ID Jovem, desenvolvido pelo Governo Federal. Durante encontro com o secretário nacional de Juventude, Assis Filho, o prefeito Firmino Filho, destacou a importância da parceria do município na divulgação do programa. O encontro aconteceu no final da manhã desta segunda-feira e contou com a presença do secretário municipal da Juventude de Teresina, Zé Filho.

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é um documento emitido pelo Governo Federal que permite acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos-culturais, esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual.

“A Prefeitura tem um papel importante na divulgação do programa e nossos CEU´s tem toda a estrutura necessária para que os jovens possam fazer seu cadastro”, ressaltou Firmino Filho.

O programa atende jovens de 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013 e, para ter acesso, é necessário ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos; estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal com informações atualizadas há pelo menos 24 meses, bem como ter em o Número de Identificação Social, que pode ser adquirido nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

O secretário Assis Filho se colocou à disposição da prefeitura para fazer capacitação dos servidores que irão colaborar com a iniciativa, caso seja necessário. “É um programa que pode beneficiar cerca de 60 mil jovens de baixa renda em Teresina”, destacou.

Créditos: Rômulo Piauilino