Prefeitura licita obra de urbanização do Canal do Matadouro

Investimento na obra é com recursos do Banco Mundial

O Canal do Matadouro, na zona Norte de Teresina, ganhará cara nova. A Prefeitura está licitando as obras de intervenção na região que faz parte da segunda etapa do Programa Lagoas do Norte. O investimento é com recursos do Banco Mundial.

Em toda a extensão do canal será feita a requalificação ambiental e urbana, a desobstrução do caminho natural das águas, a limpeza do canal e o plantio de espécies nativas. Haverá ainda a construção de calçadas e melhorias de vias com acessibilidade e a criação de espaços de lazer, como playground e academia. As obras serão realizadas entre as ruas Antônio Pedro e São Félix, no bairro Matadouro.

“Estamos em fase adiantada de licitação. Quando a concluirmos e o período chuvoso passar, vamos dar início às intervenções que visam levar qualidade de vida para os moradores da região”, afirma o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Cleto Baratta.

A concepção do Canal do Matadouro é semelhante à do Canal da Vila Padre Eduardo. Serão preservados o solo natural, a vegetação e o percurso da água. “A manutenção da estrutura natural ajuda na absorção da água. É a drenagem natural do espaço, que hoje recebe a água que vem desde o Acarape. Com a obra, vamos possibilitar que essa água chegue com mais facilidade à Lagoa dos Oleiros e vá para o rio”, explica Cleto.

O coordenador do Programa Lagoas do Norte lembra que a intervenção vai completar a obra de macrodrenagem feita na primeira etapa e que beneficiou os bairros São Joaquim, Parque Alvorada e parte do Matadouro. “Essas intervenções completam a macrodrenagem da primeira etapa do Programa e farão o controle das enchentes”, finalizou.

Por AsCom