Prefeitura de Teresina usa rede social para ouvir população

Até o dia 31 de maio estará disponível um questionário interativo

Os teresinenses podem ajudar a construir o planejamento da cidade para os próximos dez anos através do site Teresinaparticipativa.com.br ou do aplicativo Colab.re. Até o dia 31 de maio estará disponível um questionário interativo, onde a população poderá apresentar suas ideias e ajudar na construção do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e do Plano Plurianual (2018-2021). 

As perguntas do questionário estão divididas em três partes: leitura do bairro, da cidade e discussões educativas e técnicas. A secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, explica que elas foram formuladas com a intenção de dar suporte à definição de diretrizes de planejamento urbano e rural e reunir dados que contribuam para a definição de prioridades de ordenamento territorial. Ao final do questionário, cada pessoa pode apresentar sua ideia.

“A cidade é vivida por muitas pessoas, e cada uma tem seu modo de vê-la. Por isso, esse processo de escuta é tão importante para que a Prefeitura de Teresina possa ter mais informações do que as pessoas querem, do que elas desejam e esperam da cidade nos próximos juntos. A Prefeitura quer, com a ajuda da população, garantir o desenvolvimento sustentável da cidade. São dez minutos que cada pessoa pode tirar para ajudar a construir dez anos”, ressalta a secretária executiva.

Ela lembra que o pontapé do processo de escuta foi dado durante o Fórum Teresina Participativa, realizado no mês de abril. Lá, foram colhidas mais de 200 propostas que se juntarão às ideias dadas através da rede social. “O Fórum Teresina Participativa foi só o começo. Por meio do Colab.re, queremos ouvir mais pessoas com vivências diferentes. Quanto mais a população participar, mais rico será o Plano Diretor e o PPA”, afirma Jhamille Almeida.

Como contribuir

Pelo aplicativo, a população responde ao questionário interativo e apresenta sua ideia sobre o que deseja para o futuro de Teresina, a partir de questões sobre educação, saúde, segurança, moradia e infraestrutura.

Para isso, é preciso baixar o aplicativo Colab.re, disponível para Android e iOS, e fazer o cadastro. O questionário também poder ser respondido pelo navegador no desktop, através do site teresinaparticipativa.com.br.

Fonte: AsCom